Imagem de fundo

Na obra "Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos"...

Na obra "Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos", Barroco (2010) afirma que o pensamento cotidiano fundamenta-se em juízos provisórios. Tais juízos não são necessariamente preconceitos. Sobre preconceito, segundo o livro, é correto afirmar que:


A

é uma forma de reprodução do inconformismo que impede os indivíduos sociais de assumirem uma atitude crítica diante dos conflitos, assim como uma forma de discriminação.


B

é moralmente negativo, mas nem todo preconceito diminui a liberdade relativa do indivíduo diante do ato de escolha.


C

é uma forma de reprodução do inconformismo, tendo em vista a não-aceitação do que não se adequa aos padrões de comportamento estereotipados como "corretos"


D

está fixo no dogma, ou seja, na crença em conceitos e noções que se apresentam como fundadas em uma metafísica invariável.


E

pode se transformar em moralismo, o que ocorre quando todas as atividades e ações são julgadas imediatamente a partir da moral.