Imagem de fundo

A produção de documentos e a emissão de opinião técnica no...

A produção de documentos e a emissão de opinião técnica no Serviço Social exige a integração entre as dimensões teóricometodológica, técnico-operativa e ético-política da profissão. Esses instrumentos não se limitam ao registro formal, mas expressam a análise da realidade e orientam decisões e encaminhamentos. (CFESS, 2022) Fonte: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Produção de documentos e emissão de opinião técnica em Serviço Social. Organização: Abigail Aparecida de Paiva Franco, Eunice Teresinha Fávero, Rita de Cássia Silva Oliveira. Brasília: CFESS, 2022. ISBN 978-65-86322-07-1. Disponível em: https://www.cfess.org.br/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/EbookCfess-DocOpiniaoTecnica2022-Final.pdf Acessado em: 15/08/2025


Considerando este contexto, analise as afirmações a seguir:


I- Nos instrumentos utilizados no Serviço Social deve haver neutralidade, de modo que não expressem valores ou intencionalidades do profissional.

II- Os instrumentos e meios de intervenção são construídos e reconstruídos processualmente, resultam de construções e elaborações conjuntas, associadas ao trabalho criativo e à transformação social.

III- Os meios para efetivar o trabalho do assistente social consistem em um conjunto de técnicas padronizadas, de modo que o conhecimento não se configura como um instrumento no processamento das intervenções profissionais.

IV- As avaliações realizadas pelo assistente social no processamento de seu trabalho, explicitadas na emissão de uma opinião técnica, são sempre carregadas de valor, o que implica na escolha racional de uma direção social.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I, II e III.


B

II e IV.


C

III e IV.


D

I e II.


E

II e III.