Imagem de fundo

Para Gohn (2011), os movimentos sociais são arenas de...

Para Gohn (2011), os movimentos sociais são arenas de formação de sujeitos coletivos e de reinvenção democrática, e Ianni (1992) os compreende como disputas hegemônicas que tensionam estruturas de poder. Considerando essa leitura crítica, como podem ser caracterizados os movimentos sociais?


A

Manifestam-se como iniciativas isoladas e personalizadas, limitadas a reivindicações circunstanciais e desconectadas de processos organizativos coletivos.


B

Reduzem-se a expressões culturais fragmentadas, circunscritas a manifestações episódicas desprovidas de densidade política ou alcance transformador.


C

Traduzem-se em demandas setoriais restritas, definidas por interesses locais desarticulados e destituídos de horizonte emancipatório abrangente.


D

Configuram espaços de resistência coletiva e de produção de sujeitos políticos, tensionando hegemonias e reconfigurando práticas democráticas emancipatórias.


E

Funcionam como braços auxiliares do Estado, destinados à execução de programas governamentais sem autonomia crítica ou capacidade propositiva.