Imagem de fundo

O trabalho em grupo é uma ferramenta central na atuação do...

O trabalho em grupo é uma ferramenta central na atuação do Monitor Social, especialmente nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A dinâmica de grupo deve favorecer a troca de experiências e o desenvolvimento da autonomia. Assinale a alternativa que descreve corretamente a função técnica do orientadormonitor social na condução de grupos socioeducativos.


A

Assumir a postura de instrutor autoritário, determinando rigidamente os comportamentos aceitáveis e punindo qualquer manifestação que desvie do roteiro pré-estabelecido.


B

Selecionar os participantes mais aptos e inteligentes para liderar o grupo, excluindo os mais tímidos ou com dificuldades de expressão para garantir a eficiência da atividade.


C

Manter-se totalmente passivo e silencioso durante todo o encontro, deixando que o grupo se autorregule sem qualquer intervenção, mesmo em situações de conflito físico ou violência simbólica.


D

Atuar como mediador, facilitando a circulação da palavra, problematizando as questões trazidas pelo grupo e fomentando a reflexão crítica sem impor suas verdades pessoais como absolutas.