Imagem de fundo

Um Educador Social em abrigo masculino observa que...

Um Educador Social em abrigo masculino observa que adolescentes entre 14 e 17 anos alternam aproximação e rejeição às regras, valorizam a opinião dos pares, testam limites e reagem intensamente a frustrações. Considerando as características típicas da adolescência, é correto afirmar que:


A

A intensidade das reações indica que o adolescente não está apto a participar de decisões sobre sua rotina.


B

As oscilações emocionais tendem a desaparecer aos15 anos, quando se completa o desenvolvimento do córtex pré-frontal.


C

Esses comportamentos relacionam-se às transformações biopsicossociais e à construção de identidade, demandando limites claros com escuta.


D

A valorização do grupo de pares indica imaturidade a ser superada limitando a convivência entre adolescentes.


E

O teste de limites é exclusivo de adolescentes institucionalizados, não sendo observado em jovens de ambiente familiar estável.