Questão de concurso
1
Q1312339
Serviço Social Politica Social
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - COPERVE UFRN
Prova: COPERVE UFRN - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do adulto - Área: Serviço Social

Na década de 1940, a saúde passou a ser uma das áreas de atuação do assistente social. Tal como sucedeu com outros profissionais, o assistente social era visto, nessa época, como um auxiliar do médico, como alguém que poderia contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho do médico. Sobre as características do serviço social praticado na área da saúde, naquele momento, é correto afirmar:

A

seu foco de atuação era na perspectiva do desenvolvimento de comunidade priorizando ações nas comunidades, e contribuindo para a higienização dos cortiços, palafitas e vilas operárias.

B

seu foco de atuação era na perspectiva do serviço social de caso, que priorizava orientações individuais, de engajamento do paciente no tratamento, sendo o assistente social o elo de ligação entre usuários, famílias e instituições hospitalares.

C

com a ampliação da assistência médico hospitalar, os (as) profissionais de serviço social foram substituídos pelos de enfermagem, para a realização de triagens e avaliações de risco, para lidar com o caráter seletivo e excludente da saúde.

D

as funções exercidas pelos assistentes sociais na ótica do Serviço Social Médico dizem respeito ao fortalecimento do trabalho da equipe multiprofissional e da intersetorialidade para enfrentar as sequelas da questão social.