Imagem de fundo

Sobre os sistemas do Governo Federal marque a alternativa CORRETA.

Sobre os sistemas do Governo Federal marque a alternativa CORRETA.

A

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) é um sistema de abrangência nacional criado com a missão de integrar todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos. Hoje, o SIAPE é um dos principais sistemas estruturadores do governo e é responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais.

B

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) consiste no único instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle das finanças e patrimônio do Governo Federal. Por meio de terminais centralizados na capital federal, são feitos o registro e o acompanhamento das finanças e do patrimônio dos órgãos da Administração Pública Direta Federal, das autarquias e das fundações. As empresas públicas federais e as sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União utilizam o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC).

C

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) se destina à gestão e controle da contratação de terceirizados destinados à prestação de serviços gerais, tais como limpeza, conservação, atendimento e segurança, nos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional.

D

O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) é um Sistema Estruturador SISG e está inserido na temática de transporte, o qual permite a elaboração, registro, controle, acompanhamento e gestão dos processos de concessão de diárias e passagens nos afastamentos a serviço, sendo sua utilização exclusiva da administração federal direta, fundações e autarquias federais.

E

O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), operacionaliza a vinculação dos nutricionistas, cozinheiras, feirantes e transportadores de alimentos, atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para que possam perceber pagamento pela prestação do serviço, sendo também um sistema de distribuição de merenda escolar para famílias carentes. O início dessa funcionalidade deu-se a partir de julho de 2020 como estratégia de distribuição de merenda escolar no auge da pandemia do COVID-19.