Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com sistemas existentes e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Com relação a este conceito é correto afirmar que:
Para comunicar-se com o Web Service é necessário a implementação do protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), responsável pela independência do Web Service.
Os Web Services também podem ser utilizados para implementar arquiteturas orientadas a serviços, conhecido como XML (Extensible Markup Language). Neste modelo de arquitetura os principais requisitos viram serviços e são acessados por outros serviços, modularizando e aumentando a coesão dos componentes da aplicação.
Todo o Web Service precisa ficar ativo e esperando requisições, portanto, necessita ser executado em um Server Wrapper.
Para publicar um Web Service, disponibilizá-lo para uso e definir os valores de retorno, é necessário criar um arquivo SOA (Service Oriented Architectures) de acordo com a padronização WSDL (Web Service Description Language).