Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos Cultura Noção antropológica de cultura

Observe a charge do cartunista argentino Quino.

De acordo com a charge, é CORRETO afirmar que

  • A. deixa claro que a sociedade é plural, que os indivíduos têm o direito de desejar coisas diferentes devido às suas subjetividades, isto é, seus gostos e suas opiniões pessoais e que esta diversi-dade não gera conflitos sociais.
  • B. demonstra que os indivíduos que possuem acesso restrito à educação e à cultura são discrimi-nados pela sociedade, inclusive pela instituição policial que tende a ser mais rigorosa em relação à população de baixa renda.
  • C. demonstra que, apesar de a sociedade de consumo valorizar as mercadorias como símbolo de status, a educação e a cultura ainda representam as melhores oportunidades para os indivíduos alcançarem o reconhecimento social.
  • D. faz uma crítica à denominada sociedade de consumo, na qual se verifica uma tendência em valorizar mais o consumo de mercadorias do que outros aspectos da vida social, como a educa-ção e a cultura.
  • E. faz uma crítica à intolerância, demonstrando que ainda existem indivíduos que não entendem a opinião diferente dos outros e que, por isso, agem de maneira etnocêntrica, culminando em ati-tudes de violência e exclusão social.