Imagem de fundo

“A história de todas as sociedades que existiram até nossos...

“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. (...) Vocês se horrorizam com o fato de que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe. Vocês nos acusam de querer suprimir a propriedade cuja premissa é privar da propriedade a imensa maioria da sociedade.” (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista.)


“Há uma luta de classes, sem dúvida. E é a minha classe, a dos ricos, que está fazendo esta luta, e vencendo”. (BUFFET, Warren, bilionário norte-americano, em 2006.)


O tema da estratificação social, e da desigualdade entre classes como motor do conflito nas sociedades, foi recentemente reconduzido ao centro do debate político nos Estados Unidos, principalmente em função:


A

dos efeitos da dívida interna norte-americana, inflada em função das Guerras do Iraque e do Afeganistão;


B

da atuação do chamado Tea Party, a ala conservadora do Partido Republicano, em favor da abolição dos impostos para as grandes fortunas;


C

do caráter crônico dos altos níveis de desemprego nos EUA, sobretudo entre jovens universitários;


D

de uma nova rodada de conflitos raciais, deflagrados em 2007 na esteira da absolvição de um policial branco que espancara uma mulher negra, no Alabama;


E

da resposta à crise de 2008, como atesta o slogan “Nós somos o 99%” do movimento Occupy Wall Street.