Imagem de fundo

A professora pretende usar o fragmento a seguir para...

A professora pretende usar o fragmento a seguir para trabalhar o tema “A população brasileira: diversidade nacional e regional”.

O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro (...) Viva Erasmo, Ben, Roberto / Gil e Hermeto, palmas para / Todos os instrumentistas / Salve Edu, Bituca, Nara / Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista.


Chico Buarque, Para todos.


Sobre essa proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir.


I. O conceito de cultura é pensado com base no retrato da diversidade que o compositor estabelece a partir da própria ascendência e da homenagem a cantores e instrumentistas de diversos gêneros musicais.

II. A ideia inicial da proposta é que os alunos se interroguem a respeito dos fatores sociais, econômicos e históricos que contribuem para a pluralidade étnica e cultural da população brasileira.

III. A música faz parte do universo expressivo da juventude, sendo utilizada como ferramenta pedagógica que contribui para uma escuta ativa e para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.