Em Cidadania no Brasil: o longo caminho, José Murilo de Carvalho aborda as especificidades do percurso dos direitos de cidadania no Brasil, tomando como referência comparativa o modelo elaborado por T.H. Ma rshall para descrever a evolução histórica desses direitos no caso inglês.
Julgue cada uma das assertivas abaixo:
I- Os direitos civis são individuais e dizem respeito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. O Brasil herdou do período colonial três obstáculos ao exercício da cidadania civil: a escravidão; a grande propriedade rural, fechada à ação da lei; e um Estado comprometido com o poder privado.
II- A educação popular é considerada um direito social muito particular, pois historicamente tem sido um pré-requisito e/ou um recurso para a conquista de outros direitos. Nesse sentido, o retardamento da expansão do direito à educação atua como um obstáculo à construção plena da cidadania.
III- Os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Incluem o direito à educação, à moradia, à seguridade social e à regulamentação do trabalho, dentre outras formas de proteção social. Diante da ausência de organização dos setores populares, os direitos sociais implementados no Brasil até os anos 1970 foram definidos e concedidos pelo Estado.
IV- Na sequência inglesa, as liberdades civis vieram primeiro, em seguida expandiram-se os direitos políticos consolidados pelos partidos e pelo Legislativo e, finalmente, pela ação dos partidos e do Congresso, votaram-se os direitos sociais. Em comparação ao caso inglês, a sequência dos direitos de cidadania no Brasil foi invertida.
Marque a alternativa que apresenta apenas assertivas CORRETAS:
I, II, III e IV
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.