Em sua obra "A Elite do atraso", o sociólogo Jessé Souza realiza uma revisão crítica das explicações sobre o Brasil que, segundo ele, em vez de superar o racismo e as desigualdades, os recriaram sob nova roupagens, culturalistas. Tratar-se-ia de uma tradição intelectual que se apresenta como crítica, mas deixa de revisar profundamente o problema da escravidão e suas consequências. Isso se revela de diversas formas no presente, inclusive no desprezo que mantêm as elites em relação aos pobres no Brasil.
Nas palavras o autor:
“Até a década de 1920, o racismo fenotípico, baseado na cor da pele e nos traços fisionômicos, era reconhecido como ciência tanto internacionalmente quanto nacionalmente. Era ele que esclarecia, por exemplo, a questão fundamental de explicar a diferença de desenvolvimento entre os diversos povos. Pouco a pouco esse tipo de racismo foi criticado e substituído pelo culturalismo. O culturalismo julgava ter vencido o paradigma racista e tê-lo superado por algo não só cientificamente superior, mas também moralmente melhor.
Afinal, não seria mais simplesmente habitar um corpo com certas características fenotípicas ou certa cor de pele que explicaria o comportamento das pessoas, mas, sim, o estoque cultural que ela herda. Essa explicação tornou-se tão dominante que ela rapidamente saiu dos círculos científicos e tomou o senso comum que compõe o conjunto de crenças dominantes compartilhadas pela esmagadora maioria de indivíduos de uma sociedade.
O culturalismo tornou-se uma espécie de "senso comum internacional" para a explicação das diferenças sociais e de desenvolvimento relativo no mundo inteiro. O instante de ouro do culturalismo foi a entronização da teoria da modernização produzida especialmente nos EUA do segundo pós-guerra e disseminada a partir daí no mundo inteiro. Ela explicava precisamente o porquê de algumas sociedades serem ricas e adiantadas e outras pobres e atrasadas" (Souza, 2017, p. 15-16).
Quatro autores da lista a seguir são objeto da crítica incisiva de Jessé de Souza. Quais são eles?
1.Celso Furtado.
2.Chico de Oliveira.
3.Gilberto Freyre.
4.Maria de Conceição Tavares.
5.Octavio lanni.
6.Raymundo Faoro.
7.Roberto DaMatta.
8.Sérgio Buarque de Holanda.
Assinale a alternativa correta:
1-5-6-8.
3-6-7-8.
2-4-6-7.
2-4-5-6.
1-3-6-8.