Imagem de fundo

A construção de uma identidade profissional, segundo Dubar (2005), depende

A construção de uma identidade profissional, segundo Dubar (2005), depende

A

primordialmente da relação entre processos de socialização primária e secundária, relacionando a formação escolar e profissional às experiências de trabalho do indivíduo a partir das transformações estruturais do mercado de trabalho.

B

primordialmente da classe social a que o trabalhador pertence, sendo que as classes sociais são configuradas previamente aos trabalhadores que a ela se encaixam de acordo com sua socialização primária.

C

exclusivamente da adaptação do trabalhador ao mercado de trabalho em constante transformação, exigindo competências e habilidades que o trabalhador adquire através de formação especializada.

D

de fatores como sorte, pois o mercado de trabalho está fragmentado em múltiplos espaços e tempos e não é possível ao trabalhador constituir sua identidade profissional num mundo de incertezas.

E

unicamente do saber especializado que o trabalhador adquire em cursos de qualificação profissional, que o prepararão para as crescentes exigências do mercado de trabalho na atualidade.