Imagem de fundo

Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, sistematiza e dá corpo aos principa...

1
Q1268988
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, sistematiza e dá corpo aos principais instrumentos da pesquisa sociológica. A respeito das ideias teóricas desse autor, assinale a alternativa correta.

A

Para Émile Durkheim, o indivíduo tem primazia lógica sobre a sociedade.

B

Durkheim expõe que o objeto da sociologia é o fato social, sendo este, necessariamente, toda maneira de agir, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior e dependende das manifestações individuais.

C

Para Durkheim, o sociólogo deve encarar seu objeto de estudo com uma perspectiva de exterioridade, da mesma forma que os pesquisadores das ciências exatas compreendem a natureza.

D

A construção da sociologia proposta por Durkheim considera o indivíduo e suas ações como a unidade básica interpretativa da realidade social.

E

Os estudos sobre a modernidade, segundo Dukheim, devem levar em consideração o processo histórico e social de racionalização do mundo, entendido como a capacidade de dominar o mundo por meio das ciências e da técnica. Essa perspectiva racional, porém, também trouxe consequências negativas, como a perda da liberdade e do sentido da vida.