Imagem de fundo

“A metrópole como símbolo do mundo moderno, centro onde a...

“A metrópole como símbolo do mundo moderno, centro onde a vida flui com incrível rapidez, impõe um ritmo alucinante aliado à banalização de tudo, como decorrência direta do processo de homogeneização. ‘Os habitantes da cidade se defrontam com a situação de que a metrópole parece estar destinada a ser sempre nova, com o fato de centralizar a economia e as finanças nacionais, apagando, com isso, os parcos vestígios do passado, para ser sempre o emblema da modernidade’.”

(Gleser, 1993.)


Em relação aos rumos e às consequências do processo de urbanização ainda em curso, principalmente nas grandes metrópoles contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.


I. Nas metrópoles enfatizam-se os aspectos desagregadores do processo tais como a crise do sistema de transporte, as deficiências do saneamento básico, a falta de moradia, o aumento dos índices de poluição, da violência.

II. A partir do advento das tecnologias, as cidades são hoje cenários marcados por uma feérica sucessão de imagens, resultado da superposição e conflitos de signos, simulacros e hábitos destituídos de cultura.

III. A concentração e desigual distribuição de renda, produção e bens, o aumento dos índices de poluição e outros conflitos urbanos surgem, entre outros fatores, da imposição de um novo modo de apropriação do espaço da cidade.

IV. O acesso ao espaço na metrópole está preso e submetido ao mercado no qual a propriedade privada do solo urbano aparece como uma das características do desenvolvimento do capitalismo.


Estão corretas apenas as afirmativas


A

I e II.


B

III e IV.


C

I, II e III.


D

I, III e IV.