Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos

Segundo André Gorz (Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Anablume, 2003), as últimas décadas do século XX testemunharam o surgimento de sociedades do desemprego em massa de forma permanente. Essas mudanças estão associadas a inovações tecnológicas e ao denominado "crescimento sem emprego". Essas mudanças não irão apenas provocar desemprego em massa, mas também alterações na estrutura de classes socioeconômicas das sociedades de emprego. Para André Gorz, uma ruptura ou "dualização" social tornou-se o aspecto dominante de todas as sociedades industrializadas a partir de meados da década de 70. Baseado nesse pressuposto teórico de uma "dualização" social com impactos sobre os trabalhadores, assinale a opção correta.

  • A. Essa dualização envolve, de um lado, profissionais altamente qualificados e, de outro, a mão-de-obra externa.
  • B. Essa dualização envolve, de um lado, a mão-deobra qualificada da firma e, de outro, a mão-de-obra subcontratada.
  • C. Essa dualização envolve, de um lado, o núcleo estável do pessoal da firma e, de outro, a mão-de-obra periférica.
  • D. Essa dualização envolve, de um lado, os trabalhadores de escritório e, de outro, os trabalhadores da linha de produção.
  • E. Essa dualização envolve, de um lado, os profissionais qualificados e, de outro, os semi-qualificados e a mãode- obra externa.