Suponha que você tenha sido contratado para gerenciar containers e orquestradores, tecnologias que capacitam equipes a construir e implantar aplicativos de forma mais rápida, consistente e escalável, impulsionando a inovação e a entrega de valor aos usuários finais.
Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.
Containers Docker são ambientes isolados que contemplam todos os recursos necessários para executar uma aplicação. No entanto, diferentemente das máquinas virtuais, os containers não compartilham o mesmo kernel do sistema operacional.
Uma imagem Docker é construída a partir de várias camadas, onde cada uma representa uma instrução no arquivo Dockerfile da mesma. Executando o comando ‘docker expose nome-da-imagem’, obtemos a lista de camadas da imagem Docker nome-da-imagem.
Na exclusão de um container, o Docker elimina todo o seu conteúdo. No entanto, é possível manter os dados depois da exclusão através do uso de ‘cached layer’, que é um repositório gerenciado pelo Docker Desktop no sistema de arquivos local.
A configuração de serviços multi-containers em um ambiente Docker é realizada por meio do arquivo compose.yaml. Ele possibilita ajustar a execução de diversos containers como um único aplicativo, facilitando o processo de instanciação, execução e gestão de aplicações complexas.
Os containers são ferramentas para administrar, dimensionar e manter aplicações em orquestradores; Kubernetes e Docker Swarm são exemplos de relevantes ferramentas de conteinerização no mercado.