Em projetos de desenvolvimento de software há uma necessidade de estreitamento entre os profissionais de tecnologia e os stakeholders demandantes. O processo de modelagem de uma nova solução a comunicação é um dos fatores críticos de sucesso. Diante do cenário, muitas tecnologias e conceitos foram criados ao longo dos anos para auxiliar nessa demanda. A (Unified Modeling Language) – UML, tem esse objetivo. Sobre ela marque a alternativa CORRETA.
Um dos fluxos possíveis na utilização da UML é: levantar os requisitos com o caso de uso, representar as estruturas das classes de negócio e interfaces com o diagrama de classes, visualizar os objetos de um determinado instante no tempo com o diagrama de objetos.
O caso de uso é um tipo de diagrama da UML, adiciona o conceito de atores que pode ser um sistema ou uma pessoa, é usando internamente pela equipe para comunicação, a literatura desaconselha o seu uso diretamente com os usuários de negócio devido sua complexidade e dificuldade de validação dos requisitos.
A UML divide os seus diagramas em dois grandes grupos. O primeiro grupo é chamado de comportamental, já o segundo grupo são os semiestruturais. Os diagramas comportamentais lidam com aspectos estáticos e imutáveis. Já os semiestruturais trabalham com aspectos dinâmicos dos sistemas e suas interações.
O diagrama de classe é o mais conhecido pelas equipes que utilizam a UML, ele permite representar uma série de características de uma classe. Porém, é impossível a representação de multiplicidade, escopo, bem como atributos e operações.
O diagrama de atividades é representado por classes, e elas são divididas em dois grupos: as abstratas e as concretas. Outra forma de dividir esse diagrama é em conceitual ou relacional.