

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação às tecnologias de armazenamento de informação, indique qual das informações abaixo é falsa.
Em uma memória volátil, a informação se deteriora naturalmente ou se perde quando a energia elétrica é desligada
Em uma memória não-volátil, a informação, uma vez gravada, permanece sem deterioração até que seja deliberadamente mudada; nenhuma energia elétrica é necessária para reter a informação
Em relação ao Método de Acesso, podemos classificar os sistemas de armazenamento em sequencial, direto, aleatório e associativo
Registradores e memórias cache internas possuem tempo de acesso menor que fitas e discos magnéticos
Módulos de memória RAM são exemplos de memórias não-voláteis, portanto não mantém as informações armazenadas após a energia elétrica ser desligada
Os computadores podem transmitir e receber dados de outros dispositivos, fazendo uso de diferentes tecnologias; mas, para que isso ocorra, é necessário que se tenha cabos de conexão conectados aos pontos de conexão, que recebem o nome de portas ou interfaces. Há diversos tipos de portas e interfaces; uma delas possui a seguinte característica: “transmite oito bits por vez; possui 25 pinos para dentro (conector chamado feminino); podem, também, ser conectados por essa porta demais dispositivos externos, como scanners, unidade de disco, unidade de CD-ROM e unidade de DVD”. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta essa porta.
USB
Serial
Paralela
FireWire
Os discos necessitam de uma interface de controle para que possam funcionar. Sobre a interface SATA, é correto afirmar que:
é uma transmissão paralela, além de ocorrer interferência eletromagnética entre as vias, causando ruídos nos dados e deixando a transmissão mais lenta.
é uma tecnologia serial, ou seja, 1 bit por vez que consegue frequência maiores e com isso, transmitir mais rápido os dados em seu barramento.
não é apenas uma interface de disco rígido, mas um barramento que suporta a conexão de outros dispositivos como scanner, unidades de fita e outros periféricos.
tem conexão dedicada ou exclusiva para evitar concorrência, porém pode ser compartilhada com o uso de um expansor e ela elimina a perda de sincronismo.
a taxa de transmissão chega a no máximo 133 MB/s.
A memória principal, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados/informações. A alta velocidade dessa memória, deve-se ao fato de ser uma memória do tipo RAM, que permite acesso direto aos dados necessários, sem a obrigatória leitura em todas as áreas, uma vez que existem três registros que auxiliam neste processo. O 2° registro, conhecido como Memory Buffer Register, tem como função:
guardar o endereço onde se encontra ou será colocado um dado/informação.
conectar o buffer, após cada operação (leitura/gravação), à posição de memória indicada pelo registro de memória, permitindo a transferência de dados em ambos os sentidos.
receber a informação localizada pelo registro de endereço e a enviar ao processador, caso a operação desejada for de leitura, e caso seja uma saída, ele transfere o dado para a posição de memória indicada pelo registro de endereço.
guardar as informações permanentemente
armazenar informações, as quais não são possíveis serem gravadas na memória externa, pelo fato da mesma ser volátil.
Relacione os tipos de arquiteturas da taxonomia de Flynn aos exemplos de sistemas computacionais.
TIPOS DE ARQUITETURAS
1. Instrução única, único fluxo de dado (Single Instruction, Single Data – SISD)
2. Instrução única, múltiplos fluxos de dados (Single Instruction, Multiple Data – SIMD)
3. Múltiplas instruções, único fluxo de dado (Multiple Instruction, Single Data – MISD)
4. Múltiplas instruções, múltiplos fluxos de dados (Multiple Instruction, Multiple Data – MIMD)
EXEMPLOS
( ) Uniprocessador
( ) Processador de vetores e matrizes
( ) Multiprocessador simétrico (SMP)
( ) Acesso não uniforme à memória (NUMA)
( ) Clusters
A sequência correta é
1, 2, 2, 3, 3.
1, 2, 3, 3, 4.
1, 2, 3, 4, 4.
1, 2, 4, 4, 4.
2, 1, 3, 4, 4.