

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A figura a seguir ilustra uma arquitetura que serviu de modelo inicial e inspirou os microcomputadores, permanecendo até hoje.

Alguns microcontroladores também utilizam esse modelo, denominado arquitetura de
Pascal.
Touring.
Harvard.
Newton.
Von Neumann.
A modularização é uma técnica utilizada para desenvolver algoritmos por meio de refinamentos sucessivos (PUGA, 2003, p.105). Neste contexto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Um procedimento, ou sub-rotina, é um conjunto de instruções para realizar determinada tarefa.
II. A diferença entre funções e procedimentos é que os procedimentos podem ser utilizados em expressões como se fossem variáveis, já as funções não aceitam essa possibilidade.
III. Na linguagem JAVA os módulos de um programa são representados pelas classes ou pelos métodos.
IV. A chamada de um procedimento é somente a execução de seu código, independe do algoritmo principal.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e III.
O núcleo das redes 4G é implementado totalmente em IP, ou seja, tanto o tráfego de voz quanto o tráfego de dados é transportado via comutação de datagramas IP.
A principal diferença do RAID 6 para o RAID 5 é que, em vez de utilizar dois discos para redundância, o RAID 6 utiliza apenas um, com o dobro de bits de paridade.
Independentemente do meio físico utilizado para a transmissão de dados, o dado a ser transmitido, para alcançar grandes distâncias, deve ser
compactado.
criptografado.
dividido.
decodificado.
modulado.
Em comunicação de dados, o modo de transmissão de dados que utiliza um sinal de referência (Clock) para indicar o início e o final do dado é denominado
Assíncrono.
Fixcrono.
Homócrono.
Isócrono.
Síncrono.
Os segmentos presentes caracterizam tráfego em volume.
Ao conectar dois switches por meio de um hub, o domínio de colisão ethernet aumenta, pois o MTU (maximum transfer unit) no hub passa a ser de 1.600 bytes.
Assinale a alternativa que representa um exemplo de padrão/protocolo que utiliza comutação de circuito.
Ethernet
Frame Relay
GPRS
ISDN
X.25
Com relação à VOIP, analise as afirmativas a seguir.
I - RTCP influencia o comportamento de uma rede IP, sendo um elemento-chave para o controle da qualidade de serviço. II - O SIP (Session Initation Protocol) é um protocolo de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP entre dois ou mais participantes. III - Em instalações de VoIP, os switches e roteadores devem sempre prover o fornecimento de energia com baixa voltagem para telefones IP por cabos Ethernet. IV - O VoIP é uma solução que assegura a confidencialidade dos dados, uma vez que cifra os dados na origem. Estão corretas as afirmativas:I e II.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
I, II e IV.
A tecnologia de comunicação de dados ATM é baseada na técnica de comutação de
pacotes de baixa velocidade, que utiliza pacotes curtos e de tamanho variável e não é orientada a conexão.
células de alta velocidade, que utiliza células de tamanho variável e é orientada a conexão.
circuitos de alta velocidade, que utiliza circuitos de tamanho fixo e é orientada a conexão.
pacotes de baixa velocidade, que utiliza pacotes longos e de tamanho fixo, chamados de células e não é orientada a conexão.
pacotes de alta velocidade, que utiliza pacotes curtos e de tamanho fixo, chamados de células, e é orientada a conexão.
A internet foi projetada sem prever a necessidade de QoS (Qualidade de Serviço), posteriormente identificaram a necessidade de corrigir falhas que ocorrem durante a transmissão. Analise a definição dos problemas abaixo, tanto do ponto de vista do emissor quanto do receptor.
I - Entrega desordenada (out-of-order) - ocorre frequentemente a entrega de pacotes numa ordem diferente da que foram enviados, forçando a reconstrução da informação ao chegar. II - Erros - Os roteadores podem se recusar a entregar alguns pacotes se estes chegarem quando os buffers estiverem preenchidos. III - Pacotes descartados (dropped packets) - Os pacotes podem ser enviados para destinos errados, ou misturados, ou mesmo serem corrompidos durante o trajeto. IV - Atraso (delay) - Pode decorrer muito tempo até um pacote atingir o seu destino, já que este é mantido em longas filas, pode também seguir por um caminho alternativo (mais longo). Estão corretas as afirmativas:I e II.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
A figura a seguir ilustra parte de uma topologia de rede, onde o roteador R1 possui suporte ao protocolo Classless InterDomain Routing (CIDR).

Com base nessa figura, assinale a alternativa que apresenta a rota sumarizada para as redes 200.10.9.0/24, 200.10.10.0/24 e 200.10.11.0/24.
Na comunicação VoIP (voz sobre IP), resumidamente, um
roteador telefônico encaminha a solicitação por meio do protocolo H.245, que se comunica com outro roteador ADSL no lado da rede Internet.
switch conecta a Internet à rede de telefonia, usando protocolos H.323 no lado Internet e protocolos H.245, no lado da rede telefônica.
roteador encaminha a solicitação telefônica por meio do protocolo PSTN, no lado Internet, que se comunica com outro roteador ADSL no lado da rede telefônica.
gateway conecta a Internet à rede de telefonia, usando protocolos H.323 no lado Internet e protocolos PSTN, no lado da rede telefônica.
repetidor amplia o sinal H.323 proveniente da rede Internet, encaminhando-o pelo roteador à rede telefônica. A conversão do sinal é feita pelo gateway ADSL, via criptograma IP.
No canal de descida da rede de acesso via rádio em LTE, utiliza-se uma combinação de FDM e TDM denominada WDM.
O padrão 802.11b emprega o método HR-DSSS (High Rate Direct Sequence Spread Spectrum) ― em português, espectro de dispersão de sequência direta de alta velocidade ― e pode atingir 11 Mbps, na banda de 2.4 GHz.
O padrão 802.11g emprega o método OFDM (orthogonal frequency division multiplexing) do 802.11a, contudo opera na banda ISM estreita de 2.4 GHz.
Com a adoção, para uso doméstico, do RAID 10, que abrange o conceito do RAID 0 e do RAID 1, obtêm-se ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância; entretanto, um dos problemas de se usar RAID 10, em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
Bluetooth — um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia — permite a transmissão de dados entre dispositivos próximos. Para atender aos vários tipos de dispositivos, o alcance máximo do bluetooth é dividido em três classes.