Questões de Concurso sobre Arquitetura de Von Neumann - Página 22 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Arquitetura de Von Neumann

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
550 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação às técnicas de comutação de pacotes, considere:

I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.

II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.

III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.

IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas.

É correto o que consta APENAS em


A

III e IV.


B

II, III e IV.


C

I e IV.


D

I, II e III.


E

I e II.

Ogigabit Ethernet permite taxas de transmissão na ordem de 1 Gbps. Por esse motivo, o padrão gigabit Ethernet não pode ser utilizado sobre cabos UTP.


C
Certo

E
Errado

Quase todas as redes geograficamente distribuídas (com exceção das que usam satélites) têm sub-redes de comunicação organizada pelo princípio de store-and-forward (armazenamento e encaminhamento) que também podem ser chamadas de sub-redes


a

de comutação por pacotes.


b

de circuitos virtuais permanentes.


c

bluetooth.


d

de comutação por circuitos.


e

frame relay.

Julgue os seguintes itens referentes ao SNMP.

I O SNMP permite que estações de gerência enviem comandos para agentes nos dispositivos sendo gerenciados. Por meio desses comandos, uma estação de gerência pode acessar valores de objetos nos agentes.

II Um agente coleta informações acerca da unidade sendo gerenciada e as armazena em uma base de gerenciamento (MIB) para acesso futuro por uma unidade de gerência. Uma MIB é composta por variáveis que descrevem objetos gerenciados.

III Uma MIB armazena dados escalares e tabelas, mas não estruturas de dados complexas. As informações em uma MIB são organizadas de forma não hierárquica como coleções de objetos relacionados.

IV O SNMP possibilita que agentes enviem notificações assíncronas às estações de gerência quando ocorrem eventos relevantes. Por exemplo, um agente pode notificar uma falha na autenticação.

V O SNMP é orientado a mensagens e usa o TCP. Isso possibilita que o SNMP garanta a entrega das mensagens, inclusive das mensagens assíncronas que podem ser enviadas pelos agentes.

A quantidade de itens certos é igual a


A

2.


B

3.


C

4.


D

5.

Em sistemas de comunicação que utilizam a modulação analógica por amplitude, a banda ocupada pelo sinal modulado depende do índice de modulação empregado e, quanto maior for a largura de banda ocupada por esse sinal, mais imune ao ruído térmico será o sinal de informação.


C
Certo

E
Errado

No que toca à norma EIA/TIA 568, considere:

I. O subsistema Sala de Equipamentos é considerado distinto do subsistema Armário de Telecomunicações devido à natureza ou à complexidade dos equipamentos que contêm. Qualquer uma ou todas as funções de um Armário de Telecomunicações podem ser atendidas por uma Sala de Equipamentos.

II. São requisitos definidos pelo subsistema de Cabeação Backbone: a topologia em estrela, a limitação a dois níveis hierárquicos de conectores de cruzamento (cross-connect) e 20 metros de comprimento máximo para os cabos que unem os cross-connect.

III. Para os cabos UTP de 100 Ohms e STP de 150 Ohms, o alcance da cabeação depende da aplicação, sendo que, em UTP, categoria 5, a distância de 90 metros para dados é aplicada para largura de banda de 20 a 100 MHz.

É correto o que consta em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

III, apenas.

Considere um sinal PCM (pulse code modulation) que porta informação de voz digitalizada no formato binário NRZ (non return to zero) a 64 kbps, sendo os bits codificados por pulso retangular. Caso a codificação dos bits utilizasse pulso cossenoidal, em vez de pulso retangular, mas a potência do sinal NRZ permanecesse inalterada, o gráfico da função de densidade espectral de potência do sinal PCM teria seu formato alterado, mas a energia de bit desse sinal permaneceria inalterada.


C
Certo

E
Errado

Na comunicação digital em que a transmissão ocorre em um canal com múltiplos percursos, quanto maior for a banda ocupada pela portadora modulada a ser transmitida, maior será a possibilidade da ocorrência de desvanecimento seletivo em freqüência.


C
Certo

E
Errado

Julgue os seguintes itens acerca das arquiteturas de computadores.

I O projeto de um RISC não procura minimizar o tempo gasto nas chamadas a procedimentos, pois programas escritos para esse tipo de processador têm menos chamadas do que os escritos para um CISC.

II Uma técnica para simplificar o conjunto de instruções em um RISC é não prover instruções com modos de endereçamento variados e complexos. Podem também ser reduzidas as instruções que acessam a memória.

III Na arquitetura PC, o front-side-bus (FSB) interliga o processador à memória cache, mas não à memória principal. A freqüência do clock da unidade central de processamento tem que ser a do seu FSB.

IV Os termos IDE, SCSI e SATA designam tipos de interfaces usadas para comunicação com unidades de disco rígido. A SATA é uma interface paralela para comunicação com unidades de disco.

V O projeto de uma memória cache visa aumentar a chance de se encontrar o dado na cache, minimizar o atraso resultante de um dado não estar na cache e minimizar o custo de atualizar a memória principal.

A quantidade de itens certos é igual a


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.

Dos tipos de fontes de distorção de sinais apresentados abaixo, aquela que não é contínua, consistindo em pulsos irregulares e com grandes amplitudes, sendo de difícil prevenção, é conhecida como:


A

ruído térmico;


B

crosstalk;


C

ruído de intermodulação;


D

atenuação;


E

ruído impulsivo.

Caso se utilize multiplexação TDM estatística, ter-se-á exatamente, neste caso, uma redução de 50% na taxa de transmissão requerida.

C
Certo

E
Errado
Entre os parâmetros de qualidade de serviço (QoS) a serem considerados ao se transmitirem sinais de voz por meio da Internet, incluem-se o atraso fim-a-fim, o jitter (definido como a variação estatística do retardo) e a perda de pacotes.

C
Certo

E
Errado
Considere que um sinal modulante de banda-base igual a 8 kHz module uma portadora em FM, com desvio de freqüência igual a 100 kHz. Nesse caso, de acordo com a regra de Carson, o sinal modulado ocupa uma banda de freqüências superior a 300 kHz.

C
Certo

E
Errado

Praticamente todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos desenvolvidos por John von Neumman. A respeito de arquiteturas de computadores e seus fundamentos, portanto, é incorreto afirmar que


A
a principal vantagem do modo de endereçamento indireto via registrador é o fato dele poder referenciar a memória sem ter que expressar, na instrução, um endereço de memória completo.

B
no esquema de E/S (Entrada e Saída) programada há uma única instrução de entrada e uma única instrução de saída e, em geral, um único caracter é transferido entre um registrador fixo do processador e o dispositivo de E/S selecionado na instrução.

C
uma interrupção de relógio é gerada por um controlador de E/S (Entrada/Saída), sinalizando a conclusão de uma operação ou ocorrência de uma situação de erro.

D
quando um dispositivo externo estiver pronto para ser utilizado, um sinal de requisição de interrupção é enviado para o processador através do módulo de E/S (Entrada/Saída) desse dispositivo. O processador, então, suspende a execução do programa atual.

E
em termos de linguagem de montagem, a tradução de um programa não é efetuada diretamente. O programa é convertido para um programa-objeto que será executado, após a tradução.

Com relação à técnica AM/DSB/SC, a técnica de modulação QAM é mais eficiente espectralmente, porém não permite que o sinal modulante seja digital.


C
Certo

E
Errado

O esquema TDM estatístico, ou assíncrono, tem, comparativamente ao esquema TDM síncrono, um maior throughput, independentemente do algoritmo do acesso utilizado.


C
Certo

E
Errado

Qualquer esquema de modulação analógica pode, em princípio, ser utilizado tanto no primeiro quanto no último passo de formação do sinal FDM.


C
Certo

E
Errado
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado