Questões de Concurso sobre Arquitetura TCP/IP

 
 
Disciplina 1
Assunto 6
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.222 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma instituição adquiriu 200 computadores para serem instalados em sua rede interna.


Para eliminar o trabalho manual de associação de endereços IP para os novos equipamentos, pode ser usado o protocolo:


A

IGMP;


B

DHCP;


C

STP;


D

ARP;


E

SNMP.

Analise as seguintes afirmativas sobre as camadas do modelo de referência OSI e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A principal tarefa da camada de rede é transformar um canal de transmissão normal em uma linha que pareça livre de erros de transmissão.

( ) TCP é uma arquitetura de rede.

( ) A principal tarefa da camada de enlace é garantir a entrega de dados fim a fim.

Assinale a sequência CORRETA.


A
F F F

B
F V F

C
V F V

D
V V V

Sobre web services, analise as afirmativas a seguir.

I. A essência de um serviço é que o fornecimento de serviço é dependente da aplicação que o usa. Os provedores de serviços podem desenvolver serviços especializados e oferecê-los para uma variedade de usuários de serviço de diferentes organizações.

II. Um web service típico é composto por: contrato de serviço técnico fisicamente desacoplado, corpo da lógica de programação, lógica do processamento de mensagens.

III. Os serviços se comunicam por meio de troca de mensagens, expressas em XML, e essas mensagens são distribuídas usando protocolos-padrão de transporte de Internet, como HTTP e TCP/IP.

IV. Ao requerer utilização de um web service, é dispensável saber onde se encontram o serviço (sua URI) e os detalhes de sua interface.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


A
IV.

B
I e II.

C
II e III.

D
III e IV.

Para contornar a escassez de endereços IP de sua organização, Júlio adotou o NAT para mapear os endereços IP dos pacotes de origem de sua rede interna para a Internet e vice-versa.

Apesar de solucionar o problema da escassez de IP, Júlio poderá enfrentar a seguinte desvantagem do NAT:


A
simplificação do plano de mapeamento dos endereços IP;

B
comportamento transparente para algumas aplicações que usam várias conexões TCP/IP ou portas UDP predefinidas;

C
violação do modelo arquitetônico do IP, que estabelece que todo endereço IP identifique de forma exclusiva uma única máquina;

D
redução da segurança por possibilitar rastrear o caminho do pacote fim a fim;

E
redução da segurança quando for combinado em um dispositivo com um backbone do ISP.
O modelo TCP/IP possui uma pilha de protocolos que atua na camada de transporte das redes de computadores. Nessa camada, a comunicação entre processos finais, por meio de uma conexão virtual, utiliza

A
o endereçamento com classes.

B
o endereço socket.

C
o paradigma peer-to-peer.

D
o protocolo confiável UDP (User Datagram Protocol).

E
os protocolos RARP, BOOT e DHCP.

O protocolo IP é um protocolo não orientado à conexão cuja principal função é


A

fazer o roteamento, adicionando mecanismos para que o datagrama chegue o mais rápido possível ao seu destino.


B

descobrir um endereço MAC.


C

fazer a conversão entre os endereços IP e MAC da rede.


D

enviar uma mensagem de broadcast para a rede.


E

informar a máquina transmissora da ocorrência de um erro.

“O TCP provê um _________________________ às suas aplicações, para eliminar a possibilidade de o remetente saturar o buffer do destinatário.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acerca do protocolo TCP (Transmission Control Protocol).


A

ACK duplicado


B

gerenciamento de conexão


C

serviço de controle de fluxo


D

controle de congestionamento

A nova geração do IP, versão 6, chamada de IPv6, ou Protocolo de Internet versão 6, vem com a proposta de aumentar significativamente o número de endereços IP’s disponíveis, uma vez que os endereços IPv4 já se esgotaram, ou estão próximos de se esgotarem totalmente. Uma das principais mudanças do IPv6 é apresentar novas opções para dar suporte a funcionalidades adicionais, sendo também projetado para permitir a extensão do protocolo, caso necessário, por novas tecnologias ou aplicações. Existem diversas outras mudanças, mas a quantidade de endereços disponíveis é o grande diferencial desse protocolo. Analise o seguinte endereço IPv6: FDEC:0:0:0:0:BBFF:0:FFF. Qual é a outra forma de representar esse endereço?


A

FDEC::BBFF:0:FFF


B

FDEC:0:0:BBFF::FFF


C

FDEC:0::0::BBFF:0:FFF


D

FDEC:0:0:0:0:BBFF::FFF

A respeito do CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Colision Detected), assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de transmissão utilizado na Ethernet TCP/IP.


A

Todos computadores “falam” no ambiente comum, todos "escutam".


B

Apenas o mestre "fala" no ambiente comum e todos "escutam".


C

A informação é enviada a todos os computadores, porém apenas um de cada vez "escuta".


D

Todos computadores “falam” no ambiente comum, mas apenas um "escuta".


E

Nenhum computador "fala" até que o mestre escute todos.

Na Internet, a transferência de arquivos pode ser realizada por meio do FTP e a transferência de mensagens, por meio do SMTP. Embora ambos os protocolos exijam conexões de controle, eles possuem estratégias de comunicação diferentes para suas conexões de controle.

C
Certo

E
Errado
Qual é o comando na ferramenta Iptables para bloquear porta TCP 80?

A
iptables -D OUTPUT -p tcp --dport 80 -j DROP

B
iptables -D OUTPUT -p tcp --dport 80 -j ACCEPT

C
iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j ACCEPT

D
iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j DROP
A camada de rede do TCP/IP suporta o IP, que, por sua vez, faz uso de protocolos auxiliares. O protocolo auxiliar responsável por fazer a associação entre o endereço lógico e o endereço físico é o

A
RARP (Reverse Address Resolution Protocol).

B
ARP (Address Resolution Protocol).

C
ICMP (Internet Control Message Protocol).

D
IGMP (Internet Group Message Protocol).
A camada de transporte do modelo de referência TCP/IP é responsável por conter os protocolos de nível mais elevado, como, por exemplo, TELNET, FTP, entre outros.

C
Certo

E
Errado
O TCP exige confirmações para validar o recebimento dos segmentos de dados, dos segmentos de controle que não transportam dados e dos segmentos ACK.

C
Certo

E
Errado

São usados quatro níveis de endereços em uma internet que emprega os protocolos TCP/IP. Relacione adequadamente algumas das camadas do modelo TCP/IP, listadas a seguir, com os respectivos endereços.


1

Camada de aplicação

2

Camada de transporte

3

Camada de rede

4

Camada de dados


A sequência está correta em


A

(1) Endereços lógicos, (2) Endereços de portas, (3) Endereços específicos, (4) Endereços físicos.


B

(1) Endereços de portas, (2) Endereços específicos, (3) Endereços físicos, (4) Endereços lógicos.


C

(1) Endereços físicos, (2) Endereços lógicos, (3) Endereços de portas, (4) Endereços específicos.


D

(1) Endereços específicos, (2) Endereços de portas, (3) Endereços lógicos, (4) Endereços físicos.

Sobre os protocolos TCP/IP em redes de computadores, analise as afirmativas.


I - O IP (Internet Protocol) é um protocolo baseado em datagrama no qual um emissor injeta um datagrama na rede e confia em sua chegada, visto que não há garantias.

II - Para oferecer comunicação confiável, o TCP (Transmission Control Protocol) pode ser utilizado, empregando o IP para fornecer fluxos orientados a conexão.

III - A implementação do TCP garante o envio de bytes da origem ao destino na ordem correta e sem erros usando números de sequências e somas de verificação (checksums), mas não faz retransmissões de pacotes recebidos.


Está correto o que se afirma em


A

I e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Enumere, sequencialmente, as camadas (considerando 1 a camada mais baixa) do modelo de referência TCP/IP e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Hardware.

( ) Aplicação.

( ) Internet.

( ) Interface de Rede.

( ) Transporte.


A

2 4 5 1 3


B

1 4 5 2 3


C

2 5 3 1 4


D

1 5 3 2 4


E

2 3 4 1 5

Assinale a opção que apresenta a máscara de rede que deve ser utilizada para se criar uma sub-rede com IPv4 que suporte 70 hosts.

A
255.255.255.192

B
255.255.255.224

C
255.255.255.240

D
255.255.255.128
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado