Questões de Concurso sobre Banco de dados distribuídos e paralelos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
99 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um banco de dados distribuído é basicamente um banco de dados que não se limita a um sistema, está distribuído em diferentes sites, ou seja, em vários computadores ou em uma rede de computadores. Existem 2 (duas) maneiras de armazenar dados em diferentessites. Indique a alternativa com as maneiras CORRETAS.


A

replicação e fragmentação


B

replicação e distribuição


C

fragmentação e centralização


D

centralização e distribuição

Em um ambiente distribuído, a replicação de dados busca, entre outros objetivos, melhorar o desempenho de um serviço e aumentar sua disponibilidade.


C

Certo


E

Errado

A ferramenta de desenvolvimento e depuração, utilizada no Kibana 7.0, que permite que um analista faça parser de dados não estruturados presentes em diferentes tipos de arquivos de logs de servidores web ou de banco de dados se denomina


A

logprofiler.


B

logstach.


C

timelion.


D

beats.


E

grok.

Considere os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados e os bancos de dados distribuídos para julgar a seguinte afirmação: em um sistema de banco de dados distribuído, os nós compartilham memória principal ou discos.


C

Certo


E

Errado

Bancos de dados distribuídos representam uma das formas de implementação de um sistema de banco de dados, sendo que um banco de dados distribuído do tipo homogêneo indica que todos os locais desse sistema de banco de dados


A

são controlados pelo mesmo DBA (Administrador de Banco de Dados).


B

têm seu backup feito simultaneamente.


C

têm o mesmo horário de funcionamento.


D

têm o mesmo número de usuários.


E

utilizam o mesmo sistema gerenciador de banco de dados.

O processamento distribuído equivale a organizar uma aplicação cliente-servidor como uma arquitetura multidividida. Sob a perspectiva de gerenciamento de sistema, caso haja a necessidade de que as funções sejam subdivididas lógica e fisicamente por várias máquinas, e cada máquina seja projetada para um grupo específico de funções, o tipo de distribuição mais indicado é:


A

Vertical.


B

Diagonal.


C

Horizontal.


D

Peer-to-peer.

A visão clássica de um sistema de banco de dados distribuído é que o sistema deve tornar o impacto da distribuição de dados transparente. Considerando que “Transparente” significa que a aplicação opera de um ponto de vista lógico como se os dados fossem todos gerenciados por um único SGBD, analise as afirmativas a seguir.


I. Arquitetura cliente-servidor tem um ou mais processos clientes e um ou mais processos servidores; um processo cliente pode enviar uma consulta para qualquer processo servidor.

II. A arquitetura cliente-servidor permite que uma única consulta abranja vários servidores.

III. A arquitetura middleware é a camada de software que coordena a execução de consultas e transações em um ou mais servidores de banco de dados independentes.

IV. O acesso a uma relação armazenada em um site remoto acarreta custos de passagem de mensagem e, para reduzir essa sobrecarga, uma única relação pode ser replicada ou fragmentada.

V. A fragmentação e a replicação não podem ser combinadas; uma relação pode ser particionada em diversos fragmentos, mas não pode haver réplicas desses fragmentos.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I, II e III.


B

I, III e IV.


C

II, IV e V.


D

III, IV e V.

No Banco de Dados Distribuídos (BDD), o conceito de transparência estende a ideia geral de ocultar detalhes da implementação dos usuários finais. Um sistema altamente transparente oferece muita flexibilidade ao usuário final/desenvolvedor de aplicação, pois requer pouco ou nenhum conhecimento dos detalhes básicos de sua parte. Assinale, a seguir, o tipo de transparência referente à liberdade para o usuário de detalhes operacionais da rede e o posicionamento dos dados no sistema distribuído, que pode ser dividido em transparência de local e transparência de nomes.


A

De projeto.


B

De execução.


C

De replicação.


D

De fragmentação.


E

Da organização dos dados.

A plataforma Elasticsearch integra diversos produtos compondo a Elastic Stack, cada um desses produtos possui funcionalidades bem definidas.


O produto nativo da Stack que permite a visualização de dados é


A

dashviewer.


B

inforgram.


C

tableau.


D

kibana.


E

x-pack.

Em relação aos conceitos de bancos de dados em uma arquitetura distribuída, é correto afirmar que:


A

cada site possui seu próprio software de gerenciamento de transações


B

uma transação não pode envolver a execução de código de vários sites


C

a manipulação de dados por DML (data manipulation language) é limitada ao site de trabalho do usuário


D

as operações de definição de dados executadas através de DDL (data definition language) não exigem extensão

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponte as corretas. Constituem Vantagens de um Banco de Dados Distribuídos:


I. Maior confiabilidade na transação de dados.

II. É possível e recomendado o compartilhamento de recursos e dados.

III. Maior facilidade em se adaptar ao crescimento da base de dados.

IV. Permite uma maior utilização da quantidade de usuários ao mesmo tempo.


A

Apenas I e IV.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

Banco de Dados Distribuído tem por definição ser uma coleção de nós, onde cada nó mantém um banco de dados local, mas cujo conjunto atua como um único sistema de banco de dados lógico. Entre as regras para um SGBDD, criadas por Date e Codd, duas são detalhadas a seguir.


I. Dados podem estar replicados em vários nós da rede, de forma transparente. As réplicas de dados devem ser mantidas sincronizadas automaticamente pelo SGBDD.

II. Um SGBDD deve ser projetado para executar independentemente do protocolo de comunicação e da topologia usada para interligar os vários nós que fazem parte da rede.


As regras I e II são conhecidas, respectivamente, como Independência de


A

fragmentação e rede


B

replicação e hardware


C

replicação e rede


D

fragmentação e sistema operacional

Considerando-se a solução de problemas usando a técnica de lógica linear, pode-se afirmar que


A

não está ligada a regras de hierarquia ou de estruturas de linguagens específicas de programação de computadores.


B

não pode ser representada graficamente em forma de diagramas.


C

essa técnica é baseada em uma PDL (Program Design Language).


D

deve ser estruturada de partes independentes, denominados módulos.

Um _______________________ é responsável pelo armazenamento de documentos. Esses documentos ou parte do conteúdo deles podem ser _____________ em um conjunto de réplicas, conhecido como _______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

Apache SOLR – indexados – SOLR Pods


B

Schema – indexados – instâncias slaves


C

Schema – distribuídos – config servers


D

Shard – distribuídos – replica set


E

Shard – distribuídos – mongos

Em relação ao gerenciamento de transações de banco de dados, analise as afirmativas abaixo, marcando F para afirmativas falsas e V para afirmativas verdadeiras, e assinale a opção correta.


( ) Transações são atômicas, o que significa que sua execução integral é garantida ou nada será executado.

( ) Transações são persistentes, ou seja, o resultado das transações é durável se executado o commit, mesmo em caso de falha subsequente.

( ) Transações são isoladas umas das outras, e os resultados de uma transação só estarão visíveis para demais transações após o commit. Caso a transação não possa ser finalizada, ou ocorra um erro e se execute um commit, todas as atualizações serão canceladas.

( ) A execução intercalada de duas transações concorrentes não altera o resultado final de ambas as transações apenas se a ordem em que forem executadas for serial.


A

( F ) ( F ) ( F ) ( V )


B

( V ) ( F ) ( F ) ( V )


C

( V ) ( F ) ( V ) ( F )


D

( V ) ( V ) ( F ) ( F )


E

( F ) ( V ) ( V ) ( F )

Sobre o Commit em duas fases (Two-phase commit) é correto afirmar que:


A

refere-se a uma transação que pode utilizar dois ou mais bancos de dados, que podem estar localizados em servidores diferentes.


B

é um modelo relacional que permite extrair dados de duas tabelas ao mesmo tempo.


C

é um tipo de consulta onde são passados dois parâmetros para a SQL de forma a filtrar o conteúdo do SELECT.


D

é um modelo de banco de dados distribuídos que permite criar uma hierarquia em dois níveis.


E

são modelos de banco de dados relacionais com autenticação em duas fases.

Ao analisar os serviços da internet que se utilizam da arquitetura Cliente/Servidor, um Assistente de TI identificou que, nesse tipo de serviço,


A

o Servidor toma a iniciativa de oferecer o serviço para o Cliente inscrito.


B

o Cliente oferece serviços para outros Clientes para o balanceamento de carga.


C

todos os dados são armazenados no Servidor, o que aumenta a segurança.


D

as regras e a lógica da aplicação são armazenadas e executadas no Servidor.


E

Front-end é a outra denominação para o Servidor, uma vez que é ele que executa o pedido.

No uso de bancos de dados Cliente/Servidor pode-se empregar um recurso muito poderoso, representado por um bloco de comandos Transact-SQL que é automaticamente executado quando um comando INSERT, DELETE ou UPDATE é executado em uma tabela do banco de dados. Esse recurso é usado normalmente para realizar tarefas relacionadas com validações, restrições de acesso, rotinas de segurança e consistência de dados. Esse recurso é denominado:


A

hashing


B

trigger


C

commit


D

rollback

Sobre bancos de dados distribuídos, assinale a alternativa correta.


A

Autonomia refere-se à distribuição de controle, não de dados, e indica até que grau o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBDs) individuais pode operar de forma independente.


B

Distribuição pode ocorrer desde hardware e diferenças entre protocolos de interligação de redes até variações em gerenciadores de bancos de dados.


C

Transparência de nomes refere-se ao fato de que o comando usado para realizar uma tarefa é independente do local dos dados e do local do nó onde o comando foi emitido.


D

Fragmentação vertical distribui uma relação (tabela) em sub-relações que são subconjuntos de tuplas (linhas) da relação original.


E

Fragmentação horizontal distribui uma relação em sub-relações em que cada uma é definida por um subconjunto das colunas da relação original.

Considerando o conceito de Sistemas Distribuídos é correto afirmar que:


I é uma coleção de processadores fracamente acoplados interconectados por uma rede de comunicação.

II O sistema é visível ao usuário, que pode escolher qual computador ele preferirá utilizar.

III São justificativas para construir um sistema distribuído? o compartilhamento de recursos, velocidade de computação, confiabilidade e comunicação.

IV Geralmente não é possível fazer a distinção entre falha de link, falha de site e perda de mensagem.


A

Apenas a I, II e III estão corretas.


B

Apenas a I, III e IV estão corretas.


C

Apenas a II, III e IV estão corretas.


D

Todas estão corretas.


E

Apenas a I, III estão corretas.

   
Gerar simulado