Questões de Concurso sobre Computação Distribuída

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
62 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No que diz respeito aos sistemas operacionais distribuídos, dois tipos de processamento são caracterizados a seguir.


I. Consiste em executar simultaneamente várias partes de um mesmo processo ou aplicação. Processos são executadas paralelamente

(1) em mesmo processador,

(2) em uma máquina multiprocessada,

(3) em um cluster, que são máquinas interligadas por uma rede local, que se comportam como uma só máquina.


II. Consiste em executar processos / aplicações cooperantes em máquinas diferentes. Processos são executadas em máquinas diferentes interligadas por uma rede

(1) redes locais,

(2) Internet,

(3) Outras redes públicas ou privadas.


Os tipos caracterizados em I e II são denominados, respectivamente, processamento


A

distribuído e compartilhado


B

compartilhado e replicado


C

paralelo e distribuído


D

replicado e descentralizado

Analise as afirmativas abaixo, associadas às arquiteturas de sistemas distribuídos.


(I) São multicomputadores construídos com milhares de processadores comerciais (P/C) conectados por uma rede proprietária de alta velocidade.


(lI) São sistemas constituídos de vários processadores comerciais, conectados a uma memória compartilhada, na maioria dos casos através de um barramento de alta velocidade.


(IlI) É uma arquitetura na qual os processadores têm acesso igual ao barramento e à memória, não ocorrendo privilégios por parte do sistema operacional a nenhum dos processadores no atendimento de requisições.


(IV) É uma arquitetura em que não é possível o acesso à memória de nós vizinhos e a ligação desses nós à rede de interconexão é feita através de um adaptador de rede.


As afirmativas que se referem às arquiteturas S MP - (SYMETRIC MULTIPROCESSORS)/MPP-(MASSIVELY PARALLEL PROCESSORS), são, respectivamente:


A

l e ll / lll e lV


B

I e IV / II e III


C

ll e lll / l e lV


D

II e IV / I e III

Considere as afirmações abaixo sobre sistemas distribuídos.


I - Uma das tarefas de um escalonador distribuído é realizar o balanceamento de carga, que pode ser feito através da migração de processos entre os nós do sistema computacional distribuído.

II - Um sistema operacional distribuído é composto por uma rede de computadores independentes que, para o usuário do sistema, se comporta como se fosse um único computador.

III- Os nós que compõem um sistema distribuído podem executar sistemas operacionais diferentes.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Sobre sistemas distribuídos, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Middleware é a camada de software no topo do sistema operacional distribuído, que permite uniformidade de presença entre os nós com hardware e sistemas operacionais diversos.


B

Cada nó do sistema distribuído pode estar espalhado ao redor do mundo, possuindo processador, memória e interface de redes independentes.


C

O acoplamento forte dos sistemas distribuídos pode ser visto como uma vantagem, pois permite o compartilhamento de recursos como memória e CPU, aumentando a capacidade final de processamento.


D

Sistemas distribuídos são construídos sobre redes de computadores LANs (redes locais) e WANs (redes de longa distância).


E

Quanto ao compartilhamento de arquivos em sistemas distribuídos, a semântica de sessão fornece um mecanismo para propagação de alterações mais eficiente que a consistência sequencial.

A implementação de uma aplicação distribuída comumente faz uso de um middleware para simplificar e acelerar o seu desenvolvimento. Neste contexto, assinale a afirmativa CORRETA relacionada ao middleware:


A

Auxilia no suporte a computadores e redes heterogêneas.


B

Faz com que o sistema distribuído apresente-se como múltiplos sistemas.


C

Oferece uma abstrato de alto nível, fornecendo assim uma visão não uniforme na utilização dos recursos.


D

Trata-se de uma camada de software, logicamente situada entre o sistema operacionaI e o substrato de comunicação.


E

Não é responsável pelas operações de comunicação da aplicação distribuída.

Um Sistema Distribuído é uma coleção de processadores interconectados por uma rede de comunicação. Assinale a opção que apresenta uma característica do uso de um Sistema Distribuído.


A

Em casos de falha, os sítios remanescentes deixam de funcionar por serem interdependentes.


B

Permite o aumento do tamanho dos computadores, por isso muitas empresas estão reativando seus antigos mainframes.


C

Diversos sítios conectados uns aos outros, o que permite uma maior comunicação e troca de informações entre os usuários.


D

Um usuário, impressoras estando em um sítio, somente poderá utilizar localizadas em seu próprio sítio, por questões de segurança.


E

Uma computação é particionada em subcomputações que serão distribuídas entre os sítios e executadas concorrentemente, diminuindo a velocidade de execução dos processos por causa da distância física das localidades.

A tecnologia que é proprietária da Microsoft e empregada para a criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede é a:


A

Distributed Component Object Model.


B

Interconnect Distributed Network Link.


C

Network Interchanged Data Link.


D

Computer Network Model Object.

Em relação aos sistemas distribuídos, considere

I. O protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas, estendendo dessa forma, a um maior número de computadores no sistema.

II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.

III. Peer-to-peer pode ser entendido como uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que se afirma APENAS em


A

II, III e IV.


B

I, II e III.


C

I e II.


D

I e III.


E

III e IV.

Com relação à arquitetura de objetos distribuídos, é correto afirmar que:


A

não existe a distinção entre clientes e servidores.


B

por meio da rede, torna um componente reusável disponível e acessível.


C

o fornecimento dos serviços independe da aplicação que usa o objeto


D

os objetos se comunicam por meio de um sistema de middleware chamado servidor de objetos.


E

cada cliente distribuível fornece serviços para outros clientes e recebe serviços de outros clientes.

Com relação a sistemas distribuídos, clusters e redes, assinale a opção correta.


A

Em relação ao uso do threading, o sistema operacional Linux é do tipo heavily thread-based, enquanto que o Windows NT não. Por essa razão, o Linux é mais recomendado para implementação de sistemas SMP (symmetric multi-processing).


B

Os sistemas SMP usam um esquema de compartilhamento de memória em que cada processador tem o mesmo nível de acesso à toda a memória física.


C

Um dos problemas dos sistemas SMP é que os programas devem ser escritos especificamente para sistemas paralelos.


D

O sistema de barramento em uma máquina UMA (uniform memory access) é mais complexo que o de uma máquina NUMA (non-uniform memory access).


E

Os sistemas SMP utilizam o modelo NUMA para acesso à memória.

Assinale a opção correta acerca de sistemas operacionais distribuídos e em rede.


A

Em sistemas operacionais distribuídos, o paralelismo é otimizado em função de complexos algoritmos de agendamento de processador, pois é comum os aplicativos executarem em vários processadores ao mesmo tempo.


B

A principal vantagem de um sistema operacional distribuído é que ele informa a seus usuários onde estão armazenados seus arquivos.


C

Em um sistema operacional de rede, há apenas uma máquina central que executa localmente o sistema operacional.


D

Os sistemas operacionais de rede são preferidos por dispensarem o uso de software de baixo nível para controle de rede e para conexão e acesso a arquivos remotos, pois essas atividades são próprias desse tipo de sistema operacional.


E

Um sistema operacional distribuído não atua sobre sistemas compostos por multiprocessadores.

Assinale a alternativa correta com relação aos Sistemas Distribuídos.


A

Nos Sistemas Distribuídos, obtemos a escalabilidade, pois não é possível adicionar poder computacional de forma incremental.


B

Os Sistemas Distribuídos são independentes da rede de comunicação de dados.


C

A pouca eficiência é uma das desvantagens dos sistemas distribuídos uma vez que com eles obtemos um menor poder total de computação.


D

A confiabilidade e a disponibilidade de um sistema distribuído é fraca, pois nestes sistemas quando uma máquina falha, o sistema não permanece funcional.


E

O compartilhamento de periféricos é uma forte vantagem no uso de sistemas distribuídos.

Em termos de sistemas distribuídos e redes, analise as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

I - Compartilhamento de recursos, aumento da velocidade de computação, confiabilidade e comunicação são os principais fatores para a criação de sistemas distribuídos.

II - Em redes parcialmente conectadas, as mensagens devem ser roteadas através de enlaces de comunicação, resultando em um custo total de comunicação menor que em redes totalmente conectadas.

III - O roteamento de mensagens pode acontecer nos sistemas distribuídos, de três formas: roteamento fixo, roteamento virtual – usando rota fixa durante uma sessão; e roteamento dinâmico – com rotas estabelecidas antes do envio das mensagens.

IV - Em sistemas distribuídos, é possível usar a técnica de prevenção de deadlock por ordenação de recursos, atribuindo números exclusivos aos recursos, que podem ser, assim, acessados por processos. Um processo que deseja obter um recurso "i", somente o fará se não estiver mantendo um outro recurso com número exclusivo menor que "i".

V - Em sistemas em cluster estruturados de modo simétrico, existe o papel de uma máquina operando como hot-standby, cuja função é monitorar o servidor ativo no cluster.


A
Apenas as informações II e IV são verdadeiras.

B
Apenas as afirmações II, III e V são verdadeiras.

C
Todas as afirmações são verdadeiras.

D
Apenas as afirmações I, III e V são verdadeiras.

E
Todas as afirmações são falsas.

Um sistema de controle DCS (Distributed Control System), também chamado de SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído), deve garantir uma varredura completa nas condições de alarme do processo, em um período suficientemente curto para verificar possíveis ocorrências. Assinale a opção que indica os recursos utilizados neste sistema para viabilizar esta varredura no período desejado.


A

Protocolo de Comunicação Determinístico e Elevado clock na CPU dos Processadores


B

Protocolo de Comunicação Determinístico e Sistema Operacional em Tempo Real.


C

Comunicação de Dados com elevado BER e Sistema Operacional em Tempo Real.


D

Alta Taxa de Transmissão de Dados e Aplicativos do Sistema de Controle escritos em linguagem de programação de baixo nível.


E

Alta Taxa de Transmissão de Dados e Elevado clock na CPU dos Processadores

Qual é a função de maior complexidade de processamento no sistema de controle DCS (Distributed Control System), também chamado de SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído)?


A
Controle.

B
Indicação.

C
Alarme.

D
Registro em tempo real.

E
Registro histórico
Um sistema distribuído é uma coleção de processadores pouco acoplados, interconectados por uma rede de comunicação. A respeito de seus fundamentos, é correto afirmar que

A
na estratégia preemptiva de transferência de tarefas para escalonamento em ambientes distribuídos, têm-se a transferência de tarefas parcialmente executadas e, com isso, o estado da tarefa também deve ser transferido.

B
protocolos de bloqueio em duas fases podem ser usados em ambientes distribuídos. Nesse contexto, o esquema de protocolo parcial requer apenas duas transferências de mensagem para tratar de requisições de bloqueio e uma para tratar de desbloqueios.

C

em uma estratégia de prevenção de deadlocks para ambientes distribuídos, requer-se que a quantidade máxima de recursos requisitados por um processo seja conhecida antes de sua execução.


D

a técnica totalmente distribuída para implementar exclusão mútua em arquiteturas distribuídas faz circular um token entre os processos do sistema. A posse do token dá direto a seu possuidor, entrar na sessão crítica.


E

RMI (Remote Method Invocation) é uma das estratégias para a comunicação em sistemas cliente/servidor em 2 e 3 camadas. Baseia-se na troca de mensagens bem estruturadas e endereçadas a um daemon RMI associado a uma porta no sistema remoto, e os parâmetros são estruturas de dados comuns em RMI.

   
Gerar simulado