

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No ATM, para que seja implementada qualidade de serviço, define quatro classes de tráfego: CBR, geralmente usada para transmissão de voz; VBR-rt, utilizada para stream de vídeo em tempo real; VBR-nrt, empregada na transmissão de imagens paradas; ABR, usada para tráfego de baixa prioridade, como IP, em geral.
Em redes asynchronous transfer mode (ATM), cada célula tem 53 octetos. Como não é necessário rotear as células, elas não possuem cabeçalhos e os octetos têm apenas dados das aplicações. Os protocolos na camada de adaptação ATM definem como empacotar esses dados.
O padrão ATM define protocolos de comunicação que vão da camada de transporte até a camada física.
O padrão ATM restringe seu meio físico ao uso de fibra ótica.
O modo de transferência assíncrona ATM (Assynchronous Transfer Mode) foi projetado especificamente para servir de solução única para todos os tipos de aplicação. O foco primário dos fabricantes e provedores de serviços, no entanto, tem sido o emprego do ATM como tecnologia de comutação de backbone para redes de dados.
O protocolo ATM (assincronous transfer mode) tem uma célula de transmissão de 1.500 bytes.
Certo
Errado
O padrão ATM usa circuitos virtuais, conhecidos como canais virtuais, que são identificados pelo campo VCI no cabeçalho da célula.
A célula ATM tem comprimento de 69 bytes, sendo 5 bytes para cabeçalho e 64 bytes para dados.
Entre as funções da camada ATM de uma rede ATM, incluem-se o controle de fluxo, multiplexação e demultiplexação de células.
O padrão ATM usa comutação de pacotes que têm comprimento fixo e são chamados de células.
O modelo de referência das redes ATM consiste de três camadas, as quais correspondem as camadas um e dois do modelo OSI.
A ATM application layer (AAL) possui quatro classes principais de serviços, sendo as classes A e B orientadas à conexão.
Uma rede ATM é orientada fundamentalmente à conexão. Isso significa que uma conexão virtual deve estar estabelecida necessariamente por meio da rede ATM antes de qualquer transferência de dados. A tecnologia ATM oferece dois tipos de conexão de transporte que se completam: VP (virtual path) e VC (virtual channels).
Na comutação de circuito, caminhos dedicados de comunicação são estabelecidos entre as estações que se comunicam. Cada caminho pode tipicamente envolver vários enlaces físicos e cada enlace pode ser compartilhado via técnicas de multiplexação, no domínio do tempo ou da freqüência.
Em uma rede ATM (asynchronous transfer mode), os dados são transportados sobre células. Uma célula ATM possui um tamanho fixo, de 53 bytes, dos quais 8 bytes são utilizados para o cabeçalho e 45, para dados.
Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas ou circuitos virtuais. Na comunicação via circuito virtual, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino; na comunicação via datagramas, a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.
Comparando as redes de comutação de circuitos com as de pacotes, considere a tabela abaixo.
São corretas as especificações I, II, III e IV, respectivamente, se seu conteúdo for:
Analise as seguintes afirmações sobre instrumentos de medição.
I. Um multímetro incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas, como voltímetro, amperímetro e ohmímetro em um único aparelho.
II. Um osciloscópio cria um gráfico tri-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial.
III. Voltímetros podem ser usados para medir tensões contínuas. No entanto, para medir tensões alternadas é necessário utilizar um tensiômetro.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Analise as seguintes afirmações sobre chaves comutadoras.
I. As chaves comutadoras podem ser utilizadas para cortar a corrente elétrica de um determinado circuito.
II. As chaves comutadoras podem ser utilizadas para transferir a corrente elétrica de um circuito para outro circuito do sistema.
III. Um transistor é um tipo de comutador eletrônico.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).