

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O modelo de acessibilidade em governo eletrônico (e-MAG) recomenda a utilização de diagramação com tabelas e de páginas com atualização automática.
Certo
Errado
O eMAG v31 tem suas recomendações divididas em seções de acordo com as necessidades de implementação. São seções do eMAG v31:
Apresentação/Design e Comportamento; Iteração.
Marcação; Comportamento e Conteúdo/Informação.
Corpo; Apresentação/Design e Conteúdo/Informação.
Marcação; Corpo e Iteração.
Nos padrões web, as camadas deverão ser separadas de acordo com o objetivo para o qual elas foram desenvolvidas. Criar páginas em camadas lógicas é uma boa prática: xHTML, folhas de estilo CSS e JavaScript são voltadas, respectivamente, para as camadas de conteúdo, de apresentação visual do conteúdo e de comportamento dos elementos.
Certo
Errado
Páginas web devem fornecer recursos de impressão amigável via utilização de uma CSS voltada para impressão, devendose também evitar a utilização de quadros (frame).
Certo
Errado
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) tem o compromisso de ser o norteador no desenvolvimento e na adaptação de conteúdos digitais do governo federal, garantindo o acesso a todos. As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada. Esse modelo recomenda que sejam feitos os testes de manutenção de acessibilidade
de forma global, mas apenas nas páginas iniciais de cada sub-área.
de forma pontual, com validações pontuais a cada mês e por amostragem de páginas.
de forma pontual, a cada alteração de conteúdo e validações globais em todo o sítio, sempre que for atualizado o sistema de gestão de conteúdo.
de forma global, mas apenas em intervalos determinados de tempo pré determinados, apenas na administração de conteúdo.
As URLs não devem funcionar sem o www, como no exemplo a seguir, para evitar erro de identificação do conteúdo do sítio (doctype). http://site.com.br/contato
Certo
Errado
Para garantir que todos os recursos de tecnologia assistiva realizem a interpretação da informação, é importante utilizar os landmarks roles de ARIA, tais como navigation e banner, juntamente com os elementos estruturais do HTML 5, tais como <nav> e <header>.
Certo
Errado
Convém dividir as áreas de informação da página usando-se, por exemplo, elementos do HTML5; nesse caso, pode-se utilizar o elemento SECTION várias vezes na mesma página, diferentemente dos elementos FOOTER e HEADER, restritos a única inserção por página.
Certo
Errado
Um Técnico em Web Design, ao pesquisar o eMAG, verão 3.1 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, verificou que as páginas web devem ter alguns atalhos de teclado. Considerando que a tecla padrão de cada navegador para acionar um atalho seja representada pelo símbolo @, os atalhos para ir ao menu principal e para ir à caixa de pesquisa são, respectivamente,
@1 e @2.
@2 e @3.
@3 e @1.
@0 e @1.
@1 e @0.
O governo brasileiro elaborou o modelo de acessibilidade do governo eletrônico, de forma a facilitar o acesso para todas as pessoas. Dentre as medidas sugeridas pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico versão 3.0, consta:
melhorar o acesso a pessoas com deficiência através do acesso ao computador sem mouse.
aprimorar os padrões Web estabelecidos pela W3C para melhorar o acesso de pessoas com deficiência.
automatizar as avaliações de acessibilidade removendo a validação manual e mitigando potenciais pontos de falha.
limitar o uso de funções da página por meio do teclado para evitar exclusão de usuários com deficiência motora.
fomentar o uso de tabelas para diagramação, de forma a padronizar o estilo das páginas.
Considere as seguintes assertivas sobre o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), versão 3.1:
I. A seção Marcação, do e-Mag, sugere, como recomendação de acessibilidade, respeitar os padrões de desenvolvimento Web do W3C.
II. No que se refere ao acesso ao computador, as principais situações vivenciadas por usuários com deficiência são acessos aos computadores sem mouse, sem teclado, sem monitor e sem áudio.
III. Um dos passos do processo para desenvolver um sítio acessível consiste na avaliação de acessibilidade, com a execução de algumas ações, tais como validação dos códigos do conteúdo HTML e das folhas de estilo, validação automática de acessibilidade, validação manual e teste com usuários reais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Uma das recomendações da e-MAG diz que devem ser fornecidas âncoras, disponíveis na barra de acessibilidade, que apontem para links relevantes presentes na mesma página. Considere o código abaixo.
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<title> TJMA </
</
<body>
<ul id="atalhos">
<li><a ...I... accesskey="1">Ir para o fim da página</
</
<!-- conteúdo principal da página aqui -->
<footer>
<!--itens de rodapé -->
<h3 ...II... > Rodapé</
</
</
</
Para criar a âncora descrita da recomendação da e-MAG, as lacunas I e II devem ser corretamente preenchidas por:
anchor="fim" e name="#fim"
href="#fim" e id="fim"
href="fim" e name="#fim"
anchor="#fim" e ame="fim"
href="fim" e id="#fim"
Segundo pesquisa de um Técnico em Web Design, o eMAG, versão 3.1 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, divide as recomendações de acessibilidade em seções, de acordo com as necessidades de implementação. A recomendação para não utilizar redirecionamento automático de páginas está inserida na seção referente à implementação de
marcação.
formulários.
apresentação.
multimídia.
comportamento.
Nas páginas do sítio em questão, não é possível apresentar os dados estatísticos por meio de gráficos.
Certo
Errado
Considere as afirmações abaixo, relacionadas com as recomendações do eMAG 3.1.
I - As recomendações do eMAG são relacionadas exclusivamente com o Modelo de Usabilidade em Governo Eletrônico.
II - As recomendações do eMAG excluem a utilização das boas práticas contidas no documento internacional WCAG, pois são uma generalização deste último.
III - As recomendações do eMAG são direcionadas para aspectos de implementação: Marcação, Comportamento (Document Object Model - DOM); Conteúdo/Informação; Apresentação/Design; Multimídia; Formulário.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
À luz das recomendações da eMAG, um sistema que seja acessível por meio de browser não deve abrir novas instâncias sem a solicitação do usuário, logo, não devem ser utilizados pop-ups.
Certo
Errado
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e-MAG recomenda, como prática que deve ser encorajada no desenvolvimento de sítios e serviços eletrônicos acessíveis do Governo Federal, o uso de
animações e aplicações em Flash.
captchas em formulários.
âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo.
tabelas para fins de diagramação.
elementos como frame, marquee, center e font.
As diretrizes ou recomendações de acessibilidade explicam como tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas e destinam-se aos criadores de conteúdo (autores de páginas e criadores de sítios) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo. No âmbito do mercado, as diretrizes de acessibilidade são publicadas pela Word Wide Web Consortium (W3C) por meio das recomendações Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e, no âmbito do Governo Federal,
foi elaborado o documento e-BrDoc, que contém as diretrizes ou recomendações que norteiam o desenvolvimento de sítios e portais acessíveis.
ainda não existem diretrizes nesse sentido e não são usadas as recomendações WCAG.
foi concebido uma proposta de documento, para nortear futuramente o desenvolvimento de sítios e portais acessíveis, porém, ainda não contempla as todas as diretrizes necessárias.
já foi concebido e foi publicado recentemente o e-CidadãoBr, que é um documento que contém as diretrizes ou recomendações que norteiam o desenvolvimento de sítios e portais acessíveis.
já existe o documento público e-MAG, que contém as diretrizes ou recomendações que norteiam o desenvolvimento de sítios e portais acessíveis do Governo Eletrônico.
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) define recomendações que norteiam o desenvolvimento e adaptação de conteúdos do Governo Federal. Esse documento é uma importante norma brasileira que orienta o desenvolvimento de sites acessíveis, sendo uma versão especializada do WCAG (Web Contente Acessibility Guidelines).
Entre as recomendações de acessibilidade do eMAG no design de Web sites, inclui-se