

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O espaço de endereçamento é o conjunto de endereços que um processo pode usar para endereçar uma memória. Assim, o programa do usuário lida com endereços lógicos, enquanto o hardware converte os endereços lógicos em físicos. Indique as opções corretas sobre o assunto.
I. Os endereços físicos são bytes de memória física do computador que não podem ser definidos pela quantidade disponível pela máquina.
II. O mapeamento de endereços virtuais para endereços físicos é realizado por um hardware denominado de MMU (memory management unit – Unidade de gerenciamento da memória) em tempo de execução.
III. Todo endereço lógico pode ser convertido em endereço físico.
IV. Para o funcionamento correto da MMU é necessário a interceptação do acesso do processador ao barramento de endereços para realizar a conversão.
Estão corretos apenas os itens:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
No sistema operacional, o escalonador de curto prazo (scheduler) organiza e determina o funcionamento da fila de prontos e o tempo que cada processo terá de execução no processador.
Certo
Errado
Considere as afirmações abaixo sobre os estados que um processo pode assumir em uma máquina com um único processador.
I - Um processo está no estado “bloqueado” quando o programa encerrou sua operação.
II - Um processo está no estado “pronto” quando está aguardando a liberação da CPU ocupada por outro processo.
III - Um processo está no estado “em execução” quando a CPU foi alocada, efetivamente, para a execução desse processo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Segundo Maia e Machado (2013), qual é o nome do mecanismo que impede que dois ou mais processos acessem o mesmo recurso simultaneamente, garantindo que o recurso seja acessado por apenas um processo por vez, enquanto os demais processos deverão aguardar o término da utilização do recurso?
Programação multithread.
Condição de corrida.
Escalonamento de processos.
Condição de concorrência.
Exclusão mútua.
O gerenciamento de processos não tem influência no desempenho e na eficiência do sistema operacional.
Certo
Errado
Os computadores são capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sendo aparente para o usuário os processos em primeiro plano. Como são chamados os processos realizados em segundo plano, com a finalidade de tratar alguma atividade, como por exemplo páginas web e impressão?
Gerenciadores.
Registradores.
Daemons.
System.
Durante a execução de processos em um sistema operacional, uma Analista observou que processos de maior prioridade apareciam sempre que um processo de menor prioridade ativo queria chamar o kernel. Nesse caso, estava ocorrendo o
deadlock, que é o mesmo que intervention, pois um processo trava o outro mantendo o impasse. Para evitar isso utiliza-se o thread attempt para análise e correção.
thread tock interference afetando a prioridade do fluxo de execução. Uma possível solução para essa interferência é priorizar as threads utilizando uma fila do tipo último que entra, primeiro que sai (LIFO - last in, first out).
starvation, mas é possível evitá-lo mantendo a ordem de atendimento dos processos escritores utilizando uma fila do tipo primeiro que entra, primeiro que sai (FIFO - first in, first out).
deadlock, que é o mesmo que lock interference, pois um processo trava o outro mantendo o impasse. Para evitar isso utiliza-se o release lock para liberação.
starvation, que é o mesmo que thread interference, mas uma forma de correção disso é a utilização da ordem de atendimento dos processos escritores por meio de uma fila do tipo último que entra, primeiro que sai (LIFO - last in, first out).
Os conceitos de processo e de threads são essenciais para a gerência do processador pelo sistema operacional e têm impacto significativo na tarefa de escalonamento e na execução concorrente. Considerando essa afirmação, quais modelos de implementação de threads possuem a capacidade de usar múltiplos núcleos (cores) na execução de um mesmo processo, melhorando, assim, o seu desempenho?
Apenas o modelo um-para-um.
Apenas o modelo muitos-para-muitos.
Apenas o modelo muitos-para-um.
O modelo um-para-um e o modelo muitos-para-muitos.
O modelo Pthreads e o modelo Java Threads.
Qual é a modalidade de processamento que lida com grandes quantidades de dados, processados em uma programação de rotina, na qual os programas são agendados para serem executados posteriormente por meio de tarefas (Jobs) sem interatividade?
Online.
Offline.
Batch.
Real time.
Time sharing.
Em sistemas operacionais modernos, embora cada processo seja uma entidade independente, com seu próprio contador de programa e estado interno, processos, muitas vezes, precisam interagir entre si. Um processo pode gerar alguma saída que outro processo usa como entrada. A Figura a seguir apresenta um diagrama de estados, mostrando os três estados nos quais um processo pode se encontrar, e as respectivas transições. Considerando um processo P, em execução em um sistema operacional, assinale a alternativa correta sobre as transições.

FONTE: TANEMBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 4ª ed. Makron Books.
Na transição 4, a entrada torna-se disponível para P.
Na transição 2, o escalonador seleciona o processo P.
Na transição 3, o escalonador seleciona outro processo que não o P.
Na transição 1, o processo P é bloqueado em razão da não existência de CPU disponível.
Considere as afirmações abaixo sobre os métodos empregados na comunicação entre a UCP e os dispositivos de E/S.
I - O método “E/S programada” é aquele de programação mais simples e flexível.
II - No método “E/S orientado a interrupções”, o processador pode ser liberado da tarefa de aguardar as respostas do dispositivo de E/S.
III - No método por DMA – Direct Memory Access, o processador não é usado na transferência, propriamente dita, dos dados de/para o dispositivo de E/S.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Um determinado escalonador de processos em lote (ou não preemptivo) foi requisitado a definir a ordem em que 5 tarefas ocuparão uma única CPU. Esse escalonador deve garantir o requisito de que as tarefas esperem pela CPU o menor tempo médio possível. Os tempos de ocupação da CPU previstos para essas tarefas “A” até “E” são: A = 10 ms, B = 50 ms, C = 150 ms, D = 30 ms e E = 25 ms. Qual das opções abaixo, onde a tarefa indicada mais à esquerda será a primeira a ser escalonada, garante o atendimento do requisito?
CBDEA
AEDBC
EDCBA
CABDE
ABCDE
Qual alternativa descreve melhor o significado de deadlock em um sistema operacional?
Estado em que um processo entra em loop infinito, ocupando continuamente a CPU.
Estado em que dois processos compartilham um recurso e tentam acessá-lo simultaneamente, levando a inconsistências.
Estado de espera em que um processo aguarda indefinidamente pela liberação de um recurso que outro processo está utilizando.
Estado em que um processo é executado em paralelo com outro processo, sem sincronização adequada.
Estado em que um processo deve ceder a sua vez no processador a outro processo.
Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde ao nome de um algoritmo de escalonamento de processos.
Round Robin
Active Failover
FCFS (First Come First Served)
Multilevel Queue
Priority
Quando um usuário executa um programa, alguns processos são criados e inseridos na lista de prontos, denominando-se despacho o ato de designar um processador ao primeiro processo dessa lista.
Certo
Errado
Assinale a alternativa correta, relacionada com multiprogramação.
A multiprogramação é o conceito no qual um sistema operacional consegue executar programas elaborados em diferentes linguagens.
A multiprogramação requer pelo menos três processadores presentes no computador para ser realizada.
O sistema operacional pode mudar de um processo para outro rapidamente, criando a ilusão de execução paralela.
Um sistema operacional que aceita multiprogramação prevê que os programadores elaborem seus programas paralelamente, cada um utilizando um terminal.
Um sistema operacional típico não pode realizar multiprogramação em um computador com um único processador.
Ana trabalha na empresa X, que presta serviço de Tecnologia da Informação à DPE/RS. Durante o funcionamento do site da Defensoria, notou a ocorrência de deadlock. Ana iniciou uma investigação para identificar a tarefa que ocasionou o deadlock.
A atividade executada pela aplicação que ocasionou o deadlock foi:
um processo de update da aplicação que corrompeu um dado no banco de dados, impedindo o acesso ao banco;
o excesso de processos enviados para a execução em memória principal, causando lentidão;
a execução de alguns processos, em background, que não liberavam recursos para a inicialização de outras tarefas;
o uso compartilhado dos recursos causando lentidão ao sistema para o controle de alterações;
o bloqueio de um usuário em virtude de ter esgotado a quantidade de erro de senha durante o processo de autenticação.
A característica que permite que um sistema operacional decida quando um processo em execução pode ser interrompido, visando garantir uma melhor alocação dos recursos é conhecida pelo nome de:
Round-Robin.
Preemptividade.
Multiprocessamento.
Processamento paralelo.
Processamento distribuído.
A escalabilidade de software é a:
Capacidade de um software em se adaptar ao aumento da carga de serviço.
Capacidade de um software em lidar com uma determinada quantidade de fluxo de dados.
Capacidade de um software em continuar sua operação normal apesar da presença de falhas de hardware ou de sistema.
Disponibilização de softwares para uso em um ambiente de nuvem.
Nenhuma das alternativas está correta.
Em um sistema operacional existem algumas condições necessárias para que o deadlock possa ocorrer, dentre elas a condição de não-preempção, na qual
cada processo pode solicitar um dado recurso, tê-lo alocado para si e ficar bloqueado, esperando por algum outro recurso.
cada processo tem direito a solicitar, por uma única vez, cada recurso disponível no sistema.
deve existir uma cadeia circular de dois ou mais processos, sendo que cada um dos processos aguarda por um recurso que se encontra com o próximo participante dessa cadeia.
recursos alocados a processos são destes retirados após intervalos de tempo determinados pelo programador do processo.
recursos já alocados a processos não podem ser deles retirados de maneira forçada.