Questões de Concurso sobre Metodologias de Detecção

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
167 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

HIDS (Host-Based Intrusion Detection System – Sistema de Detecção de Intrusão Baseado em Host) e NIDS (Network Intrusion Detection System – Sistema de Detecção de Intrusão Baseado em Rede) são os dois tipos primários dos Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS – Intrusion Detection System), que possuem, ainda, o sistema híbrido. O HIDS monitora o sistema, tendo como base as informações dos logs, ou mesmo de agentes de auditoria, e o NIDS monitora o tráfego de rede. Assinale, a seguir, uma das características do NIDS.


A

Não necessita de um hardware adicional.


B

Caso seja invadido, as informações podem ser perdidas.


C

Necessita espaço adicional para armazenar informações dos registros de sistema.


D

Um hacker pode ter dificuldades em saber se suas atividades estão sendo monitoradas.

O perímetro de segurança de uma rede de comunicação de dados deve ser formado por barreiras de segurança independentes que visam a aumentar a sua eficácia contra os ataques de origem externa.


A barreira de segurança que opera como um analisador de tráfego e utiliza métodos de detecção de tráfego malicioso com base em anomalia e assinatura de tráfego é o


A

Firewall Stateless


B

Firewall Stateful


C

Firewall Proxy


D

IDS


E

Gateway VPN

O correto posicionamento dos dispositivos de segurança na infraestrutura da rede é fundamental para detectar e mitigar ataques. Sobre esse tema, considere as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Um IDS é posicionado em linha com o tráfego e no perímetro da rede, fazendo com que o tráfego, obrigatoriamente, passe por ele


PORQUE


II. o próprio IDS deve bloquear ou permitir o tráfego que passe por ele.


A respeito dessas asserções, é correto afirmar que


A

as duas proposições estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


B

as duas proposições estão corretas e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


C

as duas proposições estão incorretas.


D

a primeira proposição está correta e a segunda, incorreta.


E

a primeira proposição está incorreta e a segunda, correta.

Considere as situações abaixo.


I. Durante um período de tempo, o tráfego na rede do Tribunal foi observado e medido. Em certo dia houve um aumento muito grande no tráfego. O IPS identificou como ataque e realizou bloqueios, prevenindo a expansão de acessos indevidos.

II. Foi identificado o acesso de um colaborador do Tribunal, no meio da madrugada, fora do horário de trabalho rotineiro. O IPS bloqueou o acesso dessa pessoa ao sistema e notificou o administrador.


As situações I e II são, correta e respectivamente, exemplos de detecção


A

por assinaturas e por vulnerabilidade.


B

por anomalias e baseada em diretivas.


C

baseada em análise de protocolos e em tempo real por tracking.


D

em tempo real por tracking e por vulnerabilidade.


E

baseada em diretivas e por assinaturas.

Em uma organização, será considerado como um sistema de prevenção de intrusão baseado em hospedeiro um aplicativo que, instalado em uma das máquinas da infraestrutura de rede, capture pacotes nessa rede, compare esses pacotes com uma base de assinaturas (padrões de ataques específicos), gere eventos que possam ser ações ou alertas e envie esses eventos para o próprio administrador.


C

Certo


E

Errado

Com relação ao monitoramento e defesa da rede, o CIS Controls v8 indica como medida de segurança a centralização dos alertas de eventos de segurança em ativos corporativos para correlação e análise de log. Indica como melhor prática o uso de um recurso que inclui alertas de correlação de eventos definidos pelo fornecedor. Esse recurso é conhecido como


A

Network Intrusion Prevention System (NIPS).


B

Log Application Firewall (LAF).


C

Network Intrusion Detection System (NIDS).


D

Security Information and Event Management (SIEM).


E

Endpoint Detection and Response (EDR).

O IDS (Intrusion Detection System) que cria um perfil de tráfego enquanto observa o tráfego em operação normal e que, então, procura por cadeias de pacote estatisticamente incomuns, por exemplo, uma porcentagem irregular de pacotes ICMP, é o IDS que se baseia em


A

criptografia.


B

chave simétrica.


C

chave assimétrica.


D

assinatura.


E

anomalias.

Uma ferramenta Extended Detection and Response (XDR)


A

amplia o escopo de detecção além dos endpoints, fornecendo detecção, análise e resposta em endpoints, redes, servidores, cloud workloads etc. Ainda correlaciona automaticamente dados em vários vetores de segurança, agilizando a detecção de ameaças para que os analistas de segurança consigam agir antes que o escopo da ameaça se amplie.


B

coleta, agrega, analisa e armazena grandes volumes de dados de log de toda a empresa. Embora capture dados de dezenas de fontes e sensores, é uma ferramenta analítica passiva que emite alertas. Outra plataforma é necessária para resolver os desafios dessa ferramenta para detecção e resposta eficazes a ataques direcionados.


C

é usada por equipes experientes de operações de segurança para construir e executar multi-stage playbooks que automatizam ações em um ecossistema de soluções de segurança conectado por API. Essa solução requer um SOC altamente maduro para implementar e manter integrações de parceiros da empresa.


D

fornece à empresa a capacidade de monitorar endpoints quanto a comportamentos suspeitos. Em seguida, correlaciona as informações para fornecer contexto crítico para detectar ameaças e, finalmente, executa atividades de resposta automatizada, como isolar um endpoint infectado da rede.


E

permite que um único dispositivo, como um firewall, atue como um agente entre a rede pública e as redes privadas. Isso permite que um grupo inteiro de dispositivos seja representado por um único endereço IP exclusivo quando eles fazem algo fora da rede.

Como responsável técnico pela segurança da informação da sua organização, você precisa implementar algum mecanismo de segurança capaz de correlacionar eventos de diversas ferramentas de proteção, tais como firewalls e sistemas de detecção de intrusão. Assinale a alternativa que apresente o mecanismo com essa função.


A

DLP.


B

Honeypot.


C

Syslog.


D

SIEM.


E

WAF.

O local mais simples para um IDS monitorar são os dados da camada de aplicação, já que não é uma tarefa complexa caracterizar o que é apropriado nesses dados.


C

Certo


E

Errado

Capaz de analisar qual a parcela de risco de uma intrusão e bloqueá-la antes que ela ocorra, um IPS permite criar regras com o objetivo de monitorar aumentos anormais de tráfego de rede; além dessa funcionalidade, ele ainda pode alertar o responsável pela segurança, caso ocorram tais anomalias.


C

Certo


E

Errado

Avalie as afirmações sobre os Sistemas de Detecção de Intrusão (Intrusion Detection Systems – IDS).


I - IDS usam a avaliação da vulnerabilidade (por vezes referida como rootkit).

II - IDS não são indicados para proteção de ataques de negação de serviço (Denial-of-Service).

III - IDS devem monitorar o tráfego da rede e a atividade das máquinas.

IV - Um Sistema de Detecção de Intrusão reúne e analisa informações de várias áreas de um computador ou de uma rede para identificar possíveis violações de segurança, o que inclui tanto intrusões (ataques de fora da organização), quanto mau uso (ataques de dentro da organização).


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e III.


B

II e IV.


C

III e IV.


D

I, II e III.


E

I, II, III e IV.

Um componente fundamental em um sistema corporativo é o Sistema de Detecção de Intrusão (IDS – Intrusion Detecions System), pois tem a capacidade de detectar inúmeros ataques; dessa forma, auxilia na proteção do ambiente, sendo sua localização um dos pontos que devem ser muito bem analisados. Um IDS possui diversas funções integradas, que são capazes de tratar atividades suspeitas. São consideradas funções do IDS, EXCETO:


A

Coletar informações.


B

Analisar informações.


C

Identificar informações.


D

Armazenar informações.

Quanto aos Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. Com a instalação de um IDS na infraestrutura de TI é totalmente desnecessário, em termos de segurança, a existência de um firewall.

II. IDS baseado em assinaturas opera com base em algoritmos estatísticos e depende de um banco de dados que seja constantemente alimentado e atualizado.

III. Um IDS baseado em anomalias é o que consegue identificar comportamentos não usuais, ou suspeitos, em uma rede ou host.


Das afirmativas:


A

I e II são tecnicamente verdadeiras


B

II e III são tecnicamente verdadeiras


C

I e III são tecnicamente verdadeiras


D

I, II e III são tecnicamente verdadeiras

O sistema de detecção de intrusão (IDS-Intrusion Detection System)


A

utiliza sensores de presença, sistemas integrados de câmeras e alarme para a detecção de qualquer tentativa de acesso por pessoa não autorizada.


B

é um sistema específico de segurança da informação instalado e executado dentro do firewall da empresa.


C

estabelece a primeira barreira com redes externas e, quando bem implementado, substitui as funções do firewall.


D

apresenta como tipos primários os baseados em pessoas, processos e equipamentos.


E

tem como funções coletar, analisar e armazenar informações do tráfego de rede, bem como responder às atividades suspeitas.

   
Gerar simulado