

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O tamanho de um tablespace é igual à soma dos tamanhos dos datafiles que o compõem. O tamanho de um banco de dados é igual à soma dos tamanhos dos tablespaces que compõem o banco de dados. Pode-se aumentar o tamanho de um banco de dados, acrescentando-se datafiles a um tablespace ou acrescentando-se tablespaces ao banco de dados.
Uma das tarefas que um administrador de um banco de dados realiza é o backup dos bancos de dados. No SQL Server 2000, para esta tarefa, o administrador conta com quatro tipos diferentes de procedimentos de backup, que estão disponíveis através da ferramenta Enterprise Manager. Assinale a opção que NÃO corresponde a um destes tipos de backup.
Compactado (Database – compressed).
Completo (Database – complete).
Diferencial (Database – differential).
Log de transações (Transaction log).
Arquivo ou grupo de arquivos (File and filegroup).
O SQL Server marcará uma função como non-deterministic se esta satisfizer a condição de
No banco de dados Oracle:
O SQL Server 2000 implementa os tipos de UDF
scalar valued, apenas.
inline table valued, apenas.
multi-statement table valued, apenas.
inline table valued e multi-statement table valued, apenas.
scalar valued, inline table valued e multi-statement table valued.
Considere, agora, a seguinte consulta SQL:
select fk_idm, count( * ) from pedido
where fk_idc in
(
select fk_idc from
cliente where tipo = 'J'
)
group fk_idm
having count ( * ) >= 4;
Quantos registros de dados tem o resultado da execução dessa consulta?
Um.
Dois.
Três.
Quatro.
Cinco.
Um grande objeto baseado em caracteres, com largura fixa, é representado no Oracle pelo tipo de dados
Um disparador (trigger) é um conjunto de instruções SQL que se parece e funciona de forma muito semelhante com um procedimento armazenado. Os disparadores agem como vigias, aguardando que um usuário tente modificar um dado. Nesse instante, o disparador entra em ação para garantir o cumprimento da lógica da operação. Considerando um banco de dados com servidor SQL Server é correto afirmar que os disparadores INSERT
da mesma forma que os disparadores SELECT, são executados sempre que alguém tenta criar um registro novo em uma tabela usando um dos seguintes comandos: INSERT, UPDATE ou CREATE.
são executados sempre que alguém tenta executar a instrução IF UPDATE.
podem ser utilizados para modificar ou até mesmo rejeitar a inserção de um registro.
são executados sempre que alguém tenta executar o comando CREATE TABLE.
são usados para limitar os dados que os usuários podem remover ou inserir em um banco de dados.
Considere, então, a seguinte consulta SQL:
select id from motor
where id not in
(
select distinct fk_idm from
pedido where data < '2004-10-01'
and qtd >= 3
) ;
Sabendo que o valor ‘2004-10-01’ fornecido na consulta está no formato aaaa-mm-dd, e que na tabela pedido o campo data está no formato dd-mm-aaaa, quantos registros de dados tem o resultado da execução dessa consulta?
Um
Dois.
Três.
Quatro.
Cinco.
Ferramenta de quarta geração; multiplataforma para o desenvolvimento rápido de aplicações cliente/servidor e Internet; Orientação a Objetos; múltiplos ambientes e altíssima integração com bancos de dados permitem a construção de aplicações robustas e escaláveis de forma simultânea, tanto para ambiente Web quanto Cliente/Servidor.
Trata-se de Oracle
Developer.
Discoverer.
Designer.
Application Server.
World and Universal Server.
No SQL Server, em uma dimensão Período, contendo os quatro níveis hierárquicos Ano, Trimestre, Mês e Dia, tendo o mês de junho/2005 como referência, o ano 2005 é considerado
parent.
ancestor.
child.
descendant.
sibling.
Analise as seguintes afirmações relativas a backup e restauração de banco de dados com SQL Server:
I. Os backups de registros de transações precisam ser restaurados na ordem em que foram copiados. Se houver um intervalo nessa ordem será gerado um erro.
II. Ao tentar recuperar um backup deve-se especificar a opção RECOVERY ou a opção NORECOVERY. Essas opções informam ao SQL Server se ele deve permitir ou não que os usuários voltem ao banco de dados depois de uma restauração. Se ainda houver mais backups a serem restaurados, o SQL Server irá retornar uma mensagem de erro caso o usuário operador de backup selecione a opção RECOVERY antes de restaurar os backups restantes.
III. Ao tentar recuperar um backup a partir de um conjunto de vários volumes que não contenham um formato de fita Microsoft válido, o SQL Server irá preparar essa fita para o formato Microsoft válido, executar o backup e restaurá-lo em seguida.
IV. Ao tentar recuperar um backup a partir de um conjunto de vários volumes e caso o volume objeto de processamento corrente já tenha sido processado, o SQL Server irá repetir a restauração deste volume.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV