Imagem de fundo

A medida canadense de desempenho ocupacional (COPM) é uma medida de resultados, ou seja...

A medida canadense de desempenho ocupacional (COPM) é uma medida de resultados, ou seja, um instrumento capaz de mensurar o impacto de uma intervenção para uma pessoa.

POLLLOCK et al., 2003. Apud BASTOS, S. C. A.; MANCINI, M. C.; PYLÓ, R. M., 2010.


Considerando a aplicação da COPM em saúde mental e os resultados da análise crítica dos estudos encontrados por Bastos, Mancini e Pyló (2010), assinale a alternativa INCORRETA.

A

No estudo de Cresswell e Rugg (2003), os clientes com diagnóstico de esquizofrenia foram capazes de identificar problemas de desempenho ocupacional nas três áreas de desempenho utilizando a COPM: 40% dos problemas referiam-se à área de produtividade, 35% à de lazer e atividades sociais, e 25% à de autocuidado.

B

No estudo de Pan, Chung e Hsin-Hwei (2003), os clientes com diagnóstico de esquizofrenia foram capazes de identificar problemas de desempenho ocupacional nas três áreas de desempenho utilizando a COPM: 37% dos problemas identificados referiam-se ao autocuidado, 25% ao trabalho, 20% ao lazer e 12% à socialização.

C

No estudo de Chesworth et al. (2002), os clientes com diversos problemas de saúde mental, tais como ansiedade, depressão, falta de segurança e condições psicóticas foram capazes de identificar problemas de desempenho ocupacional nas três áreas de desempenho utilizando a COPM: 62,2% dos problemas identificados enquadraram-se na categoria de lazer, 22,5% na de produtividade e 15,3% na de autocuidado.

D

Os estudos que investigaram a aplicação da COPM em outros grupos clínicos (DEDDING et al., 2004) detectaram, similar aos grupos da saúde mental, predomínio de dificuldades na área de autocuidado, como ilustra pesquisa com clientes da reabilitação física, em que 31% dos problemas se referiam à área mencionada.