Questões de Concursos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Ver página UFSM Navegar questão a questão

Questão 904652

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 18

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

Nos termos do que se encontra previsto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.
  • A. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
  • B. O servidor não deve resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
  • C. É permitido ao servidor fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
  • D. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de suspensão temporária do serviço, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • E. É facultado ao servidor público exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso, desde que exista autorização de seu superior para a prática de tal ato.

Questão 905960

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Técnico de Tecnologia da Informação / Questão 13

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Médio

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Executivo Federal prevê regras deontológicas. Analise as afirmativas a seguir, quanto à correspondência a essas regras.

I → Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

II → O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando a conduta negligente.

III → O servidor público que deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza não apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

IV → A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público.

Está(ão) correta(s)

  • A. apenas III.
  • B. apenas I e IV.
  • C. apenas II e III.
  • D. apenas I, II e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Questão 905965

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Técnico de Tecnologia da Informação / Questão 18

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Médio

O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal enumera, na Seção II, no inciso XIV, os deveres do servidor.

Considerando os deveres do Servidor Público, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhe dano moral.
  • B. Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
  • C. Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
  • D. Não se abster de exercer a sua função, poder ou autoridade, com finalidade estranha ao interesse público, desde que observe as formalidades legais e não cometa qualquer violação expressa à lei.
  • E. Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo- se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

Questão 940245

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Engenheiro - Área Engenharia Agrícola / Questão 17

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos preceitos contidos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994).
  • A. Um dos deveres fundamentais do servidor público é o de tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • B. O servidor público deve manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
  • C. É permitido ao servidor público ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética do Servidor Público ou Código de Ética de sua profissão.
  • D. É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
  • E. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os integrantes da comissão, com ciência do faltoso.

Questão 949782

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Técnico em Agropecuária / Questão 12

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Médio

A Lei nº 13.460/2017 estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela Administração Pública. Nos termos do que está previsto nessa lei, os princípios que devem ser observados na execução dos serviços públicos e no atendimento do usuário são:
  • A. regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.
  • B. regularidade, continuidade, efetividade, segurança, proporcionalidade, generalidade, e cortesia.
  • C. continuidade, razoabilidade, proporcionalidade, segurança, atualidade, transparência, cortesia e urbanidade.
  • D. veracidade, atualidade, continuidade, generalidade, transparência e razoabilidade.
  • E. atualidade, generalidade, razoabilidade, transparência, segurança e impessoalidade.

Questão 949786

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Técnico em Agropecuária / Questão 16

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Médio

Consoante o disposto no Código de Ética, em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento suscetível de censura.

De acordo com o referido Código de Ética do Servidor Público, está correto afirmar que

  • A. a pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura, e a sua fundamentação constará do parecer, o qual deverá ser assinado por todos os integrantes da comissão, não sendo exigida a ciência do faltoso.
  • B. é vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas, obtidas no âmbito de seu serviço, em benefício próprio.
  • C. a ausência injustificada do servidor ao seu local de trabalho não é considerada fator de desmoralização do serviço público.
  • D. o servidor deve ter respeito à hierarquia e temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
  • E. é permitido ao servidor público se utilizar de artifícios para procrastinar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.

Questão 904635

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 1

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

A frase A Floresta Amazônica está mais ligada a nós do que a geografia pode sugerir (ℓ.1-2) é desenvolvida ao longo do texto com base em informações sobre a madeira da região amazônica.

Uma dessas informações é a de que

  • A. grande parte da extração da madeira amazônica abastece, no Sul e Sudeste, os segmentos da indústria do papel e da siderurgia.
  • B. no Brasil há carência de entidades gestoras capazes de disciplinar a produção da madeira amazônica e sua comercialização responsável.
  • C. a produção de madeira amazônica certificada legalmente e, por extensão, seu consumo estão muito aquém da produção ilegal.
  • D. no Brasil ocorre uma regionalização do consumo da madeira amazônica tanto da matériaprima ilegal quanto da certificada.
  • E. a madeira amazônica de origem controlada, em termos percentuais, já é responsável por mais da metade do consumo brasileiro.

Questão 904636

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 2

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

O elemento sublinhado expressa, semanticamente, uma relação de posse e é empregado como elemento coesivo ao estabelecer uma relação entre um referente apresentado anteriormente no texto (o possuidor) e outro introduzido posteriormente (a coisa possuída).

Essa dinâmica explica o funcionamento dos pronomes possessivos apresentados em todas as alternativas, EXCETO em

  • A. seus maiores consumidores (§¤.4).
  • B. suas vegetações nativas (ℓ.5-6).
  • C. seu território (ℓ.7).
  • D. nossa casa (§¤.87).
  • E. seus danos (§¤.89).

Questão 904637

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 3

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

Com a frase final do primeiro parágrafo (ℓ.8-11), introduz-se um novo argumento.

Tendo isso em mente, leia as reescritas a seguir.

I→Claro, ainda hámatas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus; grande parte delas, contudo, abastece siderúrgicas e empresas de celulose e papel.

II → Além disso, ainda há matas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus, que abastecem em grande parte siderúrgicas e empresas de celulose e papel.

III→É fato que ainda hámatas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus; por outro lado, grande parte delas abastece siderúrgicas e empresas de celulose e papel.

A coesão textual e a relação lógica entre o esgotamento das reservas nativas, a existência de matas plantadas e o abastecimento de setores empresariais expressadas no texto são mantidas na(s) frase( s) reescrita(s) apresentada(s)

  • A. apenas em I.
  • B. apenas em II.
  • C. apenas em I e III.
  • D. apenas em II e III.
  • E. em I, II e III.

Questão 904638

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2017

Cargo: Arquivista / Questão 4

Banca: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nível: Superior

No segundo parágrafo (ℓ.12-28), explorou-se o adjetivo em sua potencialidade como índice de avaliação, recurso para expressar uma valoração do referente.

O segmento que comprova essa afirmativa é

  • A. derrubada criminosa (ℓ.15).
  • B. mudanças climáticas (ℓ.18).
  • C. negócio bilionário (ℓ.19).
  • D. conflitos fundiários (ℓ.20).
  • E. origem responsável (ℓ.26).