Em relação à clínica médica das afecções do aparelho respiratório de equídeos, é correto afirmar:
A gripe equina é causada por diversos vírus, sendo uma infecção comum, mas que pode levar a quadros de pneumonia. Nesse caso o cavalo fica normal e não precisa ser poupado de grandes esforços físicos.
A doença pulmonar crônica é uma síndrome alérgica e inflamatória que atinge principalmente os equinos mais velhos. A DPCO, como é chamada a Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva, pode ser causada pelo agravamento de infecções virais, pela constante exposição a fatores alergênicos como pó, ácaros e fungos, e também pela pré-disposição genética.
A adenite equina, conhecida popularmente como garrotilho, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus equi. A doença é transmitida pela via oral e nasal, sendo que a bactéria pode ser veiculada pelo contato direto ou indireto entre os animais.
Camas feitas de materiais como palha, feno, farelo ou serragem são as mais indicadas para evitar irritar as vias nasais dos equinos.
A Influenza Equina, a chamada gripe do cavalo é uma doença não contagiosa, mas altamente fatal, devido à característica importante de capacidade de mutação do vírus, o que reduz o grau e o período de proteção da vacinação.