Imagem de fundo

Sobre os meios semiológicos de exploração clínica, assinale...

Sobre os meios semiológicos de exploração clínica, assinale a alternativa correta.


A

A punho-pressão é feita com a mão aberta. Sua principal aplicação é possibilitar a distinção entre eritema e púrpura (o eritema desaparece e a púrpura não se altera com a punho-pressão).


B

A auscultação pode ser indireta, que é aquela quando se aplica o ouvido, protegido por um pano, na área examinada, evitando, assim, o contato com a pele do animal.


C

A percussão digito-digital é menos adequada, pois há maior interferência dos sons na batida de um dedo sobre o outro.


D

Para exercutar a percussão martelo-plessimétrica, o examinador posiciona-se do lado oposto ao da região a ser percutida.


E

O exame manual da temperatura externa deve ser executado aplicando-se o dorso das mãos sobre diferentes áreas da superfície corporal do animal, dando especial atenção à região abdominal e às extremidades. O dorso da mão é mais sensível a variações térmicas que a palma da mão.