Imagem de fundo

A partir de 2003, os morcegos passaram a ser os principais causadores da raiva humana n...

A partir de 2003, os morcegos passaram a ser os principais causadores da raiva humana no Brasil. No Rio Grande do Sul, há ocorrência do vírus da raiva em diferentes espécies de morcegos, seja em áreas rurais, ou em áreas urbanas, e a doença é considerada endêmica no Estado. Quanto ao manejo e controle de morcegos, assinale a alternativa correta.

A

A captura, coleta e manejo de morcegos pode ser precedida sem prévia autorização de órgãos ambientais, desde que sejam executadas por profissionais habilitados.

B

O método de captura menos utilizado é o uso de redes de neblina (mist-nets), pois tem custo elevado, apesar de mais práticas.

C

A instalação de armadilhas “Harp trap” ou “armadilha tipo harpa” junto a saídas dos animais, é um dos melhores métodos para captura de morcegos em áreas urbanas, pois as armadilhas são facilmente posicionadas junto aos abrigos, bem como facilitam a retirada dos animais da bolsa de coleta com rapidez, evitando traumas físicos e stress do morcego.

D

“Gel repelente” é um produto químico atóxico que é aplicado junto aos pontos de repouso dos animais e é muito eficaz para controle de morcegos, sem configurar crime ambiental.

E

As “passarinheiras”, como o nome diz, impedem a entrada de aves nos telhados. Assim como os morcegos que, geralmente, utilizam como porta de entrada a cumeeira e laterais dos telhados, e utilizam os espaços onde são instaladas as “passarinheiras”. Esse método é recomendado para evitar a entrada desses mamíferos nos telhados.