O tecido epitelial possui origem a partir do ectoderma, mesoderma e endoderma, desenvolvendo variadas funções específicas, relacionando-se com atividades extremamente importantes para o organismo animal, tais como a proteção contra microrganismos, perda de água e produção de hormônios. Com relação às características do tecido epitelial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa cuja afirmação está CORRETA.
Os tecidos epiteliais de revestimento que revestem as cavidades de órgãos ocos (principalmente nos sistemas digestório, respiratório e urinário), estão apoiados sobre uma espessa camada de tecido conjuntivo que recebe o nome de lâmina basal.
Os epitélios são constituídos por células dispostas em matriz extracelular espessa. As células epiteliais, geralmente, aderem firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares que promovem a coesão entre as células em meio à matriz extracelular.
As principais funções dos epitélios são revestimento, sustentação e secreção, sendo divididos em grupos principais, de acordo com a sua estrutura, o arranjo de suas células e a sua função principal: epitélios de revestimento, epitélios de sustentação e epitélios glandulares.
Nos epitélios de revestimento, as células se dispõem em folhetos que cobrem as superfícies. Esses epitélios são classificados de acordo com o número de camadas de células que constituem esses folhetos epiteliais e conforme as características morfológicas das suas células. Nos epitélios simples, o folheto epitelial é constituído por uma só camada de células; nos epitélios estratificados, por mais de uma camada; e no epitélio do tipo pseudoestratificado, por duas ou mais camadas.
As glândulas exócrinas se originam a partir de epitélios de revestimento, mantendo uma conexão com o epitélio do qual se originaram na forma de ductos, através dos quais as secreções são eliminadas, alcançando a superfície do organismo ou uma cavidade. Já nas glândulas endócrinas, a conexão com o epitélio é obliterada e reabsorvida durante o desenvolvimento, sendo que essas glândulas não têm ductos.