Imagem de fundo

Em relação à concentração de resíduos de medicamentos...

Em relação à concentração de resíduos de medicamentos veterinários, que são utilizados no tratamento e prevenção de doenças ou como promotores de crescimento, legalmente permitidos em alimentos de origem animal, analise as afirmativas a seguir:


I. O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC/Animal realiza análises anuais, atestando o atendimento dos limites aplicáveis em drogas veterinárias autorizadas e proibidas, como agrotóxicos, contaminantes inorgânicos e micotoxinas.

II. De acordo com a ANVISA, o limite máximo de resíduo (LMR) de ivermectina permitido no fígado e músculo bovino é de 100µg/kg e 30 µg/kg, respectivamente.

III. De acordo com a RDC Nº 328, de 19 de dezembro de 2019 da ANVISA, não será definido LMR para as situações com ampla margem de segurança, quando o insumo farmacêutico ativo (IFA) e seus metabólitos forem fracamente absorvidos ou biodisponíveis.


Está correto o que se afirma:


A

na afirmativa I, apenas.


B

nas afirmativas I e II, apenas.


C

nas afirmativas II e III, apenas.


D

na afirmativa III, apenas.


E

em todas as afirmativas.