A estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco.
Com relação a esses procedimentos para controle e / ou erradicação da brucelose animal, assinale a alternativa correta.
Os testes geralmente utilizados no diagnóstico da brucelose consistem no antígeno acidificado tamponado (AAT), que é o teste de rotina, teste do 2-mercaptoetanol (2-ME), teste de polarização fluorescente (FPA) e teste de fixação de complemento (FC), que são os testes confirmatórios.
Os testes de diagnóstico devem ser realizados em fêmeas com idade igual ou superior a 36 meses, quando vacinadas com a B19; e as fêmeas não vacinadas ou vacinadas com a RB51 devem ser testadas com idade igual ou superior a 12 meses de idade.
O teste do anel em leite (TAL) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado para monitoramento de estabelecimentos; e quando o resultado do teste for reagente, os animais são considerados positivos, e seu abate é obrigatório.
Os animais reagentes positivos para brucelose deverão ser marcados, pelo médico veterinário responsável pelo exame, a ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara, isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos no prazo máximo de 90 dias após o diagnóstico, em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial.