Imagem de fundo

Sobre o diagnóstico de doenças através da necropsia e...

Sobre o diagnóstico de doenças através da necropsia e métodos histopatológicos, analise a seguinte situação:


Situação-problema:


"Durante a necropsia de um bovino que morreu subitamente, foram observadas hemorragias subepicárdicas em formato de 'manchas de morango', hepatoesplenomegalia e líquido serossanguinolento em cavidades. O proprietário relatou episódios recentes de ingestão de silagem contaminada."


A

As lesões observadas sugerem intoxicação por nitratos, sendo confirmadas pela presença de meta-hemoglobina em sangue venoso e coloração acastanhada das mucosas.


B

O achado de hemorragias subepicárdicas e hepatoesplenomegalia é patognomônico de clostridiose (carbúnculo sintomático), exigindo confirmação por isolamento bacteriano.


C

O diagnóstico mais provável é antraz, devendo ser confirmada a presença de Bacillus anthracis por coloração de Gram e manejo rigoroso dos restos cadavéricos.


D

A presença de líquido serossanguinolento e hepatoesplenomegalia é característica de leptospirose bovina, exigindo sorologia como exame confirmatório.


E

O diagnóstico mais provável é o botulismo, associado à ingestão de silagem contaminada, sendo indicados testes laboratoriais para detecção de toxinas botulínicas.