

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com relação à conservação e controle de qualidade de rações para suínos, analise a seguinte situação-problema:
Situação-problema:
"Uma granja identificou aumento na ocorrência de diarreia em leitões desmamados, associado ao consumo de ração contaminada por fungos. A análise revelou níveis elevados de aflatoxinas."
O uso de aditivos antimicrobianos na ração, como virginiamicina (20 ppm), é suficiente para controlar a contaminação por aflatoxinas.
A adição de adsorventes de micotoxinas, como aluminosilicatos (1% da matéria seca), é eficaz para reduzir os impactos das aflatoxinas na saúde dos leitões.
O armazenamento de grãos deve ser realizado em silos com baixa umidade (<15%), mas a temperatura ambiente não influencia na contaminação por fungos.
O uso de rações peletizadas elimina o risco de micotoxinas, pois o processo de aquecimento durante a peletização destrói os metabólitos tóxicos.
A contaminação por aflatoxinas é inevitável em sistemas de produção intensiva, sendo suficiente monitorar clinicamente os animais sem alterar o manejo alimentar.