Imagem de fundo

Prosopis juliflora (algaroba ou algarobeira) foi...

Prosopis juliflora (algaroba ou algarobeira) foi introduzida na década de 1940, a partir de sementes oriundas do Peru. Desde então, devido à combinação de baixos custos, alta palatabilidade e valores nutricionais, principalmente das vagens, estas vêm sendo usadas como suplemento ou parte integrante de rações na alimentação de diversas espécies de animais doméstico. Sobre a intoxicação por Prosopis julilora em bovinos e equinos, é correto afirmar:


A

o consumo dessas vagens pelos equinos costuma causar quadros de cólicas intestinais, que, em casos mais graves, pode resultar na morte dos animais.


B

a ingestão dessas vagens pelos equídeos promove incoordenação dos movimentos mastigatórios, dificuldade de apreensão dos alimentos, além de desvio lateral da cabeça durante a mastigação, fato que caracteriza a doença com o nome popular de “cara torta”.


C

os sinais clínicos mais comuns nos bovinos são decorrentes de disfunção de nervos cranianos, principalmente devido à lesão dos neurônios do núcleo motor do troclear e do facial.


D

o consumo sem restrição de vagens pelos bovinos, durante 30 dias, é suficiente para promover deslocamento do abomaso.