

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Fêmeas bovinas leiteiras, pluríparas e cruzadas foram submetidas a um protocolo de sincronização de estro. Para tanto, foram utilizados dispositivos intravaginais impregnados com progesterona. Todas haviam mostrado sinais de estro nos últimos 15 dias, sendo o dispositivo aplicado no dia zero (D0) e removido no dia oito (D8). No D0, as fêmeas também foram estimuladas com um análogo do estradiol injetável; no D8 receberam uma injeção de um análogo da PGF2-α e no D9 outra injeção do análogo do estradiol. Do ponto de vista fisiológico, essa última substância tem como objetivo
inibir os folículos selecionados no D0 e auxiliar a PGF2-α na luteólise no D9.
favorecer a liberação de PGF2-α no D0 e favorecer a liberação de LH no D9.
favorecer a regressão dos folículos selecionados no D0 e favorecer os sinais de estro no D9.
estimular a produção de PGF2-α pelo endométrio para induzir a luteólise nos dias zero e nove.
favorecer a regressão dos folículos selecionados no D9 e favorecer os sinais de estro no D0.
Considere os quatros estágios do ciclo estral de ratos e camundongos. Em relação ao exame citológico vaginal, está correto afirmar que:
insere-se delicadamente uma pipeta contendo água destilada e aspira-se o liquido que é colocado sobre uma lâmina para visualização do tipo celular a fresco.
no proestro é frequente a presença de células epiteliais grandes e nucleadas e duração de aproximadamente 48 horas.
no estro observam-se células queratinizadas e grande quantidade de muco e duração de 8 horas.
no metaestro há predominância de leucócitos, algumas células queratinizadas e epiteliais, e duração de aproximadamente 24 horas.
no diestro há predominância de leucócitos, muitas células epiteliais e muco abundante e duração de aproximadamente 24 horas.
O exame andrológico completo consiste em algumas etapas a serem avaliadas em um reprodutor, que são, EXCETO:
Exame Geral (inspeção do animal em estação e em movimento, exame dos membros locomotores e das características morfológicas do macho);
Exame do aparelho genital (pênis, prepúcio, testículos, escroto);
Avaliação do sêmen (aspecto, coloração, volume, vigor, turbilhonamento, motilidade);
Libido (interesse pela fêmea);
Histórico familiar (pesquisa dos pais e parentes ascendentes deste futuro reprodutor);
Quais são os hormônios que controlam o ciclo ovariano?
Estrógeno e Progesterona
Progesterona e FSH
FSH e Estrógeno
LH e Estrógeno
LH e FSH
A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) pode ser utilizada para uma melhoria no considerado manejo reprodutivo na bovinocultura. Diversas vantagens são observadas como a diminuição do intervalo entre o parto e a concepção, não necessidade de detecção de estro e redução do intervalo entre partos. Com relação ao protocolo progesterona-estrógeno-prostaglandina-estrógeno (PEPE) e ao protocolo Ovsynch, assinale a alternativa correta:
Utiliza-se normalmente benzoato de estradiol no protocolo PEPE, mais usado em gado de corte e GnRH no protocolo Ovsynch. com uma intercalação de prostaglandina mais usado em gado de leite.
Em ambos, a utilização de GnRH é utilizada, porém, no primeiro, há uma intercalação com prostaglandina, e, no segundo, não.
Normalmente no protocolo Ovsynch, apenas o valerato de estradiol já é suficiente para sincronizar as ondas de crescimento folicular.
A aplicação de um dispositivo intravaginal contendo progesterona e prostaglandina em intervalos quinzenais são adequados para o protocolo PEPE.
Implantes auriculares de GnRH associados a acetato de melengestrol são usados em ambos os protocolos.
Analise as afirmativas abaixo sobre os diferentes tipos de placentas existentes e qual espécie pertencem cada uma.
I - A placenta é o órgão responsável pelas trocas de gases entre mãe e feto, bem como pelo transporte de nutrientes que ocorrem durante o período gestacional.
II - Os animais monotremados possuem placenta corioalantoidiana, caracterizada pela fusão entre o córion e o alantóide.
III - As placentas podem ser classificadas em: difusa, onde as vilosidades coriônicas dispõem-se de maneira uniforme por todo o córion; ocorre nos equinos e suínos; cotiledonária, onde as vilosidades agrupam-se em estruturas proeminentes denominadas cotilédones, típica dos ruminantes; zonária, na qual as vilosidades reúnem-se em uma faixa que circunscreve a região média do córion, ocorre nos carnívoros e discoidal no qual as vilosidades concentram-se em uma ou mais áreas do córion em forma de disco; ocorre em primatas e roedores.
IV - Segundo características histológicas a placenta pode ser classificada em epiteliocorial, sindesmocorial, endoteliocorial e hemocorial.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas a afirmativa II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmativa I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Nenhuma das alternativas.
Em geral, as exigências nutricionais da cabra e da ovelha, durante os dois primeiros terços da prenhez, são equivalentes àquelas de manutenção. Contudo, durante o terço final, as fêmeas devem receber alimentação diferenciada, pois a exigência nutricional cresce devido à formação fetal acelerada no período. O parto desses animais, após a cobertura ou inseminação artificial, ocorre, em média, aos
Qual das biotécnicas utilizadas em reprodução animal é a mais antiga, mais simples e de maior impacto na produção animal?
A conduta sexual que antecede a cópula difere bastante entre os animais domésticos, assim como o local onde o animal deposita o seu ejaculado. Assinale a alternativa que indica uma espécie animal em que, na monta natural, o ejaculado é depositado no útero.
Cão.
Suíno.
Bovino.
Ovino.
Felino.
É um neuropeptídeo responsável por estimular a liberação de GnRH pelos neurônios
a progesterona.
o hormônio folículo estimulante.
a relaxina.
a kisspeptina.
A Inseminação Artificial (IA) é uma ferramenta fundamental para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos animais. Considerando técnicas utilizadas em IA, assinale a alternativa incorreta:
A superovulação deve ser iniciada no momento da emergência da onda folicular, seja ela espontânea ou induzida, porque animais com folículos sensíveis a ação do estrógeno, normalmente, apresentam maior capacidade de produzir embriões
A capacitação espermática é uma ativação enzimática que torna o espermatozoide capaz de sofrer reação acrossômica, não é espécie-específico porque oócitos de uma espécie podem ser fecundados em outra
A capacitação espermática consiste na remoção de substâncias absorvidas ou incorporadas à membrana plasmática do espermatozoide contidas no plasma seminal (proteínas e glicoproteínas, bem como espermina), no aumento gradual da entrada de cálcio para incrementar a atividade flagelar e na reação acrossômica que ocorre após o espermatozoide entrar em contato com a zona pelúcida
A criopreservação de embriões é feita em azoto, dois termos podem ser utilizados: a congelação, em que ocorre a cristalização do meio de criopreservação, e a vitrificação, em que o meio de criopreservação passa diretamente de estado líquido para um estado vitrificado e amorfo
A inseminação artificial é uma técnica de melhoramento genético muito empregada na bovinocultura leiteira tecnificada. Entretanto, após o processamento e envase, o sêmen deve ser conservado a baixas temperaturas, em botijões específicos, preenchidos de:
Oxigênio.
Nitrogênio sólido.
Nitrogênio líquido.
Gás carbônico.
Gelo seco.
Vários fatores como a idade da égua, seu escore corporal, a evolução do parto, a integridade do trato reprodutivo no pós-parto e a presença de lóquios uterinos influenciam as taxas de prenhez no cio do potro.
As manifestações clínicas do cio do potro ocorrem:
Aproximadamente entre 5° a 12° dia pós-parto.
Aproximadamente entre 17° a 22° dia pós-parto.
Aproximadamente entre 21° a 25° dia pós-parto.
Aproximadamente entre 30° a 40° dia pós-parto.
Somente após 50° dias pós-parto.
Entre os métodos preconizados para o diagnóstico de gestação de bovinos, está o da palpação retal, no qual são utilizadas várias provas diagnósticas. Durante esse procedimento em uma vaca, qual sinal clínico NÃO representa indício de prenhez?
Presença de folículo ovariano maduro
Aumento de calibre e “frêmito” (vibração) da artéria uterina
Presença de placentomas no útero
Assimetria dos cornos uterinos
Para realizar uma inseminação artificial, pode-se utilizar sêmen fresco ou congelado. Para ambos os tipos, a coleta é uma etapa importante, na qual se faz a avaliação do ejaculado para estabelecer o número total de doses a serem produzidas. Assim, deve-se conhecer
o volume total do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
volume total do ejaculado, seu aspecto e odor.
número total de espermatozoides por ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
número total de espermatozoides por ejaculado e o volume da fração gel do ejaculado.
volume da fração gel do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
Qual a espécie animal em que a formação dos folículos pré-ovulatórios e ovulações somente ocorrem caso haja a cópula?
Mamífera.
Avinos.
Felina.
Canina.
A tricomonose genital bovina, também conhecida como tricomoníase bovina, é uma doença infecciosa sexualmente transmissível causada pelo tritrichomonas foetus que habita o trato genital dos bovinos. Sobre esta enfermidade, assinale a alternativa correta:
Em países que utilizam a inseminação artificial, a tricomonose está devidamente erradicada;
O Tritrichomonas foetus é classificado taxonomicamente como pertencente ao filo Sarcomastigophora, classe Zoomastigophora, ordem Trichomonadidae e gênero Tritrichomonas.
Sua transmissão não ocorre por meio da inseminação artificial, mesmo que o sêmen esteja contaminado com o patógeno;
Após contaminação no útero da fêmea, antes de 5 dias, todo o órgão estará contaminado, evoluindo para a cérvice, causando vaginite moderada e endometrite difusa;
Os machos apresentam evidências macroscópicas da infecção, permanecendo como portadores por toda a vida, já que em touros jovens, a infecção torna-se crônica, provavelmente devido ao aumento do número das vilosidades do epitélio prepucial desses animais;
Os cães são animais pluríparos, de gestação curta (ao redor de sessenta dias), progênies numerosas e, ainda, obtêm um rápido amadurecimento sexual. O ciclo estral da cadela se divide em fases sucessivas e individualizadas, sendo correto afirmar:
O diestro dura em média 9 dias, podendo variar tanto para mais, quanto para menos dias. É caracterizado pelo interesse sexual do macho pela fêmea, no entanto com recusa da monta pela fêmea. Há um aumento gradativo de edema vulvar e de corrimento serossanguinolento, fase denominada como “cio”.
O estro dura em média 9 dias, podendo variar tanto para mais, quanto para menos dias. O comportamento de estro é definido pela aceitação de monta da cadela pelo macho. Nesta fase ocorre a ovulação, maturação oocitária e a fertilização.
Com a citologia vaginal, consegue-se verificar em que fase do ciclo estral a cadela está, sendo possível, também, verificar o momento exato no qual a cadela ovulou ou não.
Após o estro, a cadela terá um período de proestro, caracterizado por altos níveis de progesterona que auxiliam na manutenção da gestação, caso ela tenha acasalado. Esse período tem duração de 60 dias.
O anestro é caracterizado por uma grande atividade hormonal até a preparação para o próximo estro.
Na citologia do ciclo estral de cadelas, pode-se encontrar, no
proestro, predomínio de células basais, parabasais e intermediárias, além de ausência de células superficiais; quantidade de neutrófilos de discreta a ausente, ausência de hemácias, presença de nula a discreta de bactérias.
diestro, grande quantidade de células superficiais e escamosas anucleadas e aumento discreto de pequenas células intermediárias, de neutrófilos em quantidade variável, de hemácias nem sempre presentes e de bactérias no interior de neutrófilos.
anestro, moderada quantidade de células parabasais, intermediárias e superficiais, presença variável de neutrófilos e de bactérias em quantidade variável e ausência de hemácias e bactérias.
estro, discreto número de células superficiais e intermediárias, ausência de células basais e parabasais, muitos neutrófilos, grande quantidade de hemácias e quantidade variável de bactérias.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A nutrição compreende os mecanismos pelos quais exclusivamente os seres do reino animal recebem e utilizam os nutrientes necessários à vida.
II. A escolha de um reprodutor não possui relação com a geração de crias saudáveis e portadoras de características reprodutivas e produtivas aceitáveis para a raça.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.