Toxoplasma gondii é um parasita que atua como agente etiológico da toxoplasmose ou doença do gato. Essa enfermidade pode causar vários problemas ao ser humano, dentre eles provocar o aborto em mulheres soronegativas, que adquirem o parasita durante a gestação. Neste contexto, qual é o papel do gato na epidemiologia deste parasita?
Atua principalmente como hospedeiro intermediário do parasita, albergando em sua musculatura os bradizoítos, que podem ser eliminados nas fezes do animal, contaminando assim a água e os alimentos que o homem pode ingerir.
Atua principalmente como hospedeiro definitivo do parasita, e em algumas fases de sua vida, pode liberar oocistos do T. gondii nas fezes, contaminando assim a água e os alimentos que o homem pode ingerir.
Atua principalmente como hospedeiro definitivo do parasita e, apenas uma vez na sua vida, pode liberar ovos contendo a larva do T. gondii nas fezes, contaminando assim a água e os alimentos que o homem pode ingerir.
Atua principalmente como hospedeiro intermediário do parasita e, em algumas fases de sua vida, pode excretar oocistos esporulados do T. gondii nas fezes, contaminando assim a água e os alimentos que o homem pode ingerir.