Imagem de fundo

A Tuberculose é uma doença zoonótica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, que pr...

A Tuberculose é uma doença zoonótica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, que provoca lesões granulomatosas, afetando as espécies bovina e bubalina, sendo, assim, considerada um problema de saúde animal e saúde pública no país. Para o diagnóstico de rotina da tuberculose bovina, a tuberculinização é um método rápido, seguro e econômico e serve para pesquisar a sensibilidade dos animais às tubérculo-proteínas específicas. O método preconizado pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT, é o intradérmico nas suas três modalidades, ou seja, prega caudal, cervical simples e comparativo.

Com relação ao diagnóstico da Tuberculose e as instruções do PNCEBT e demais normativas, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Os testes de rotina para o diagnóstico de tuberculose são o teste cervical simples, o teste da prega caudal e o teste cervical comparativo.

B

O teste cervical comparativo pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal.

C

O teste da prega caudal possui sensibilidade maior que o teste cervical simples

D

Animais que apresentarem dois resultados inconclusivos consecutivos serão classificados como positivos.