Sobre a anatomia do sistema urinário, assinale a alternativa correta.
O rim direito no suíno situa-se mais cranialmente que o esquerdo e seu polo cranial faz contato com o processo caudado do fígado e com o lobo hepático direito. Ele se posiciona em uma fossa do fígado, a qual ajuda a limitar sua movimentação.
A forma básica do rim se assemelha a um feijão, como ocorre no cão, no gato, no ovino e no caprino. Os rins do suíno são mais achatados, o rim direito do equino possui forma de coração, enquanto o rim esquerdo apresenta forma intermediária entre um grão de feijão e uma pirâmide.
No cão, no equino e no ovino, a medula e seu córtex associado se dividem em lobos piramidais. O ápice de cada lobo se volta para o seio renal e forma uma papila, a qual se encaixa no cálice renal (calix), no seio renal ou no ureter.
No bovino, o ureter proximal se inicia com uma expansão comum, a pelve renal, na qual se abrem todos os ductos papilares. A pelve renal é localizada no interior do seio renal, mas está fusionada com o tecido renal apenas ao redor das papilas.
A vesícula urinária pode ser puncionada no cão e no gato no sentido imediatamente caudal à borda da pelve. Deve-se avançar a agulha na direção caudodorsal para evitar lesões quando a vesícula urinária se contrai.