O complexo teníase-cisticercose é considerado de extrema importância por causar inúmeros prejuízos à saúde humana e também à economia do setor pecuário. Os animais se infectam a partir dos ovos das tênias pela ingestão de alimentos e/ou por água contaminada.
Sobre a teníase, é correto afirmar que:
A Taenia solium é protozoário intracelular obrigatório do filo Apicomplexa.
A cisticercose é a enfermidade causada pelo Cysticercus cellulosae, presente principalmente nos bovinos, que é a forma adulta da Taenia solium presente em suínos.
Existem duas espécies que afetam o homem, Taenia solium e Taenia saginata, que necessitam do suíno e do bovino, respectivamente, para completarem o seu ciclo de vida.
É provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia saginata nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática.
A esporulação do oocisto é dependente de condições climáticas e necessária para a propagação da infecção, pois contamina água e meio ambiente e contribui para a consequente transmissão indireta da parasitose para todos os hospedeiros intermediários.