A leptospirose bovina é uma zoonose com distribuição mundial, ocorrendo em várias espécies de animais domésticos, entre elas a bovina. Sobre a Leptospira sp e a enfermidade que ela causa nos bovinos, assinale a alternativa correta.
A fase de leptospiruria é considerada curta (máximo de 2 meses) nos animais com até 12 meses de idade, não tendo importância na contaminação do meio ambiente, mas é considerada longa nos animais adultos (pode persistir até 6 meses), sendo importante fonte de contaminação do meio ambiente.
Como os bovinos são suscetíveis a vários sorovares, a vacina utilizada (bacterina) deve ser polivalente e a prova de soro aglutinação microscópica, utilizada para o diagnóstico laboratorial, deve ser realizada com os sorovares mais prevalentes na região ou país.
O animal reagente positivo no diagnóstico laboratorial deve ser sacrificado, pois o tratamento comdihidroestreptomicina não elimina a Leptospira sp dos rins.
O diagnóstico clínico é considerado conclusivo, mas o diagnóstico laboratorial deve ser realizado para determinar o sorovar infectante e, consequentemente, a epidemiologia da doença no rebanho.