Questões de Concurso #611655
1
Q611655
Veterinária Clínica Médica
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Cetro Concursos Públicos - CETRO
Prova: CETRO - Prefeitura de Campinas - Médico Veterinário

Um equino adulto, com sinais de prurido intenso na região anal, ao se coçar acabou machucando e perdendo pelos na região posterior. O animal se esfregou na cerca da propriedade e acabou com inflamação e descamação da pele sobre as ancas e a base da cauda. Estrias gelatinosas branco-amareladas foram encontradas na pele perineal e o exame ao microscópio de fitas adesivas, coladas na parte externa do ânus do animal, revelou a presença de pequenos vermes brancos. Sobre esta parasitose, é correto afirmar que

A

é causada por Strongylus equinus, parasitos do ceco e cólon de equinos, que tem grande importância em equinos, pois pode causar cólica e infarto tromboembólico do intestino grosso.

B

o controle desse parasito deve ser feito com a higiene rigorosa dos estábulos, troca das camas com frequência e mantendo-se água e alimentos longe das fezes dos animais.

C

o prurido anal é causado pela migração de proglotes grávidas de Oxyuris equi, que saem pelo ânus do animal de forma ativa.

D

os sinais apresentados no animal são causados por ciatostomíneos conhecidos como “pequenos estrôngilos”, transmitidos aos equinos por hospedeiros intermediários, os ácaros oribatídeos.