Imagem de fundo

“A avaliação de oportunidades de crescimento envolve planejamento de novos negócios, as...

Questão 31

“A avaliação de oportunidades de crescimento envolve planejamento de novos negócios, assim como a redução ou a extinção de negócios superados. Os planos da empresa para seus negócios lhe permitem projetar as vendas totais e os lucros. Se há uma lacuna de planejamento estratégico entre as vendas desejadas futuras e as vendas projetadas, a administração corporativa tem de desenvolver ou adquirir novos negócios para preenchê-la.” (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin L.. Administração de marketing, 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p.46). Dentre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO está correta para o preenchimento da lacuna de planejamento estratégico:

A

Identificar as Unidades de Negócios da Matriz BCG classificados como Pets (animais de estimação) e eliminar todas elas para reduzir os custos (oportunidade de crescimento BCG).

B

Identificar oportunidades para agregar negócios atraentes não relacionados aos atuais (oportunidades de crescimento por diversificação).

C

Identificar oportunidades para conseguir crescimento adicional dentro dos negócios atuais (oportunidade de crescimento intensivo).

D

Identificar oportunidades para construir ou adquirir negócios relacionados aos atuais (oportunidades de crescimento integrado).