“A avaliação de oportunidades de crescimento envolve planejamento de novos negócios, assim como a redução ou a extinção de negócios superados. Os planos da empresa para seus negócios lhe permitem projetar as vendas totais e os lucros. Se há uma lacuna de planejamento estratégico entre as vendas desejadas futuras e as vendas projetadas, a administração corporativa tem de desenvolver ou adquirir novos negócios para preenchê-la.” (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin L.. Administração de marketing, 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p.46). Dentre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO está correta para o preenchimento da lacuna de planejamento estratégico:
Identificar as Unidades de Negócios da Matriz BCG classificados como Pets (animais de estimação) e eliminar todas elas para reduzir os custos (oportunidade de crescimento BCG).
Identificar oportunidades para agregar negócios atraentes não relacionados aos atuais (oportunidades de crescimento por diversificação).
Identificar oportunidades para conseguir crescimento adicional dentro dos negócios atuais (oportunidade de crescimento intensivo).
Identificar oportunidades para construir ou adquirir negócios relacionados aos atuais (oportunidades de crescimento integrado).