- Enfermeiro - 2016
Questão 38
38
Q819056
Enfermagem Saúde Mental
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - Enfermeiro
A esquizofrenia é uma doença mental crônica com etiologia multifatorial com sintomas psicóticos. A prevalência deste transtorno mantém-se constante na população em geral com taxa de prevalência de 1%; se divide em alguns tipos. O tipo paranoide corresponde a, aproximadamente, 80% dos quadros de esquizofrenia e se caracteriza por
A
distúrbios psicomotores proeminentes, que podem alternar entre extremos, com hipercinesia e intensa violência e estupor.
B
perturbação dos afetos, sendo superficiais e inapropriados, com comportamento irresponsável e imprevisível e, ainda, com tendência ao isolamento social. A manifestação do primeiro surto tende a ser na adolescência.
C
presença de delírios e alucinações de perseguição, tendo o maior índice de surto no final da segunda ou terceira década de vida, e o indivíduo tende a ser desconfiado, tenso, resguardado, reservado com momentos hostis ou agressivos.
D
ocorrência insidiosa e progressiva da excentricidade de comportamento, incapacidade de responder as exigências da sociedade e declínio global de desempenho com sintomas de diminuição da volição e embotamento afetivo. A manifestação do primeiro surto tende a ser na adolescência.